Revitalização nas grandes cidades.

A região central das grandes capitais estão na mira dos empresários visionários que veem no centro da cidade ótimas opções de investimento.

Os grandes centros crescem rapidamente e muitas vezes sem um projeto ou organização correndo depois atrás do prejuízo. E é onde começam com projetos de revitalização..

Curitiba
Rio, São Paulo e outras capitais chamam arquitetos renomados em busca de projetos que façam destes espaços verdadeiros e interessantes polos para os seus moradores ou turistas que estejam visitando a cidade, . E levar vida e interesse para estas regiões.

Cine Passeio
No sul do País um bom exemplo é Curitiba, que ja tem a fama internacional de uma cidade projetada e organizada. . Porém muito destes esforços não vem do Poder público e sim de alguns empresários visionários que entendem e percebem o potencial destas áreas. . Muitos profissionais adquirem imóveis no centro da cidade. E com estes imóveis criam bares; restaurantes , hotéis ; cinemas, galeria de arte e outros. Dois lugares que me chamaram atenção e me tornei cliente são o Cine Passeio , um cinema de rua que passa filmes alternativos e o espaço São Francisco 179, na famosa rua com o mesmo nome. .

Inaugurado em março de 2019, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, Centro de Curitiba, o Cine Passeio funciona como um cinema de rua e complexo cultural. Além de trazer de volta à cidade a proposta dos cinemas de rua como uma alternativa à grande quantidade de salas voltadas à exibição de conteúdos cinematográficos em shopping centers, o Cine Passeio foi projetado para ser também um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa.

O espaço conta com duas salas de cinema, espaços para eventos e até mesmo um coworking e um café. No subsolo do complexo há uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier, homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier), com 110 lugares, também dotada de modernos equipamentos, com projetor móvel e tela retrátil. No mesmo ambiente funciona a Sala Passeio On Demand, que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário, como por exemplo Netflix e Amazon. Com tela 4K de 86 polegadas, o local possibilita o acesso a diversos conteúdos digitais, com disponibilidade de 12 lugares.

Curitiba
Na entrada do Cine Passeio, na Rua Riachuelo, fica o Cine Luz, que dispõe de 90 lugares, e também funciona uma cafeteria, a Coffeeterie Cine Passeio, que trabalha com produtos selecionados da região local, como cafés, vinhos e cervejas artesanais. O segundo pavimento, onde está o Cine Ritz, dispõe de uma área para cursos na área do audiovisual, com 60 lugares, que pode ser locada e utilizada por produtores independentes, parceiros estratégicos, como a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) e o Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, e também pelo público em geral. Um cinema a céu aberto também faz parte do complexo do Cine Passeio e funciona no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos. Esse local pode ser utilizado para atender eventos ligados às áreas de economia criativa (design,moda autoral, gastronomia). No último andar está o Terraço Passeio, espaço que abriga uma tela para cinema ao ar livre, além de um grande espaço para eventos.


Já o charmoso SFco179

Curitiba
No início dos anos 2010, a Rua São Francisco, um dos marcos do centro histórico de Curitiba, vivia seu auge. Após uma revitalização completa e a chegada de diversos empresários que viram nas poucas quadras potencial para ocupação da região, a rua fervilhou e se transformou em point cultural. Outro marco foi a construção da Praça de Bolso do Ciclista em um pequeno terreno de 100 m2 no final da rua, ação coordenada na época por ativistas da Cicloiguaçu e interessados da sociedade civil.

Curitiba
Com a reocupação, uma recaída da rua parecia improvável. A partir de 2016, porém, ameaças de traficantes que atuavam no local geraram conflitos com empresários - alguns inclusive tiveram seus estabelecimentos depredados . E, aos poucos, o logradouro se esvaziou novamente. Agora, um novo grupo criou o que eles definem como um “projeto de regeneração”, a SFco 179, um refúgio urbano localizado no prédio onde foi o ateliê e casa do escultor Ricardo Tod, o criador da Fonte da Memória, mais conhecido como o “Cavalo Babão”, no centro do Largo da Ordem. Um dos charmosos espaços no SFco 179 é a galeria de arte Soma que além de apresentar incríveis exposições oferece ao seu público apresentações musicais de artistas locais. 

Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
Curitiba
É perceptivel que muito desta atenção com a região central de grandes cidade é a necessidade de espaço e desenvolvimento. Principalmente pela facilidade de acesso com transporte público e oferta de empregos em diversos tipos de comércios.