O virtual continuará forte em 2021. E o híbrido?

Mudanças comportamentais e quarentena reforçam relevância do evento virtual e abrem caminho sólido para o híbrido.



Mudanças comportamentais e quarentena reforçam relevância do evento virtual e abrem caminho sólido para o híbrido

Com o disparo do mercado online, do home office, das videoconferências e das restrições de deslocamento e proximidade física entre as pessoas, o comportamento do consumidor sofreu profundos impactos em 2020. Entre as principais alterações está a atenção e foco que se tornaram altamente voláteis e passaram a ser disputados ferozmente por todas as marcas, que continuam aprendendo a viver em ambiente preferencial ou completamente virtual.

Essas mudanças comportamentais também foram uma nova realidade no mercado de eventos em 2020, demandando inovação e tecnologia nas soluções que oferecem versatilidade, fácil navegabilidade e usabilidade para as atividades diárias do setor.

Há ainda a inegável complexa equação envolvendo a continuação do fluxo das ondas do COVID-19, as variações do vírus e a tão esperada vacinação, ainda em estágio inicial. Sendo bem realista, demanda muito tempo e investimento obter de 5 a 10 bilhões de uma única vacina, quando a produção de vacinas anual gira em torno de 6 bilhões/ano para todos os usos (¹). Sem falar nos prazos de distribuição e vacinação, entre outros aspectos.

Mas nem tudo são notícias ruins para 2021! Já existem 11 vacinas aprovadas ou em fase de liberação e a vacinação já começou. E também estão sendo desenvolvidos novos testes para detecção do vírus de forma rápida (15 min) e fácil (feito pelo mesmo profissional da saúde em seguida à coleta).

Há outros aspectos e informações relevantes para 2021:

O VIRTUAL CONTINUARÁ A CRESCER

Ainda por um período mais longo do que gostaríamos, os encontros remotos serão constantes, quer pela valorização do tempo disponível (que se torna mais escasso a cada dia), quer pela prevenção ao contágio

VALORIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E AGILIDADE

O crescente volume de dados e de tarefas destaca a necessidade inexorável de se ter agenda pessoal e profissional eficiente. Com isso, as medidas de avaliação do tempo e atividades prioritárias ficam mais seletivas e exigentes pelo participante. O organizador de eventos também precisará aprimorar cada vez mais suas habilidades, buscando capacitação constante.

AUMENTAR A ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

Essa é uma das principais vantagens oferecidas pelo híbrido: trazer para o evento aqueles que, por algum motivo, não poderiam estar presencialmente. O desafio está em integrar esses dois públicos e oferecer experiências complementares e envolventes.

APRIMORAMENTO DE PLATAFORMAS E FERRAMENTAS.

Aumento de demanda, gera aumento de oferta. Essa regra básica de economia, explica a explosão de plataformas digitais no seu número e no crescimento exponencial de novas ferramentas ofertadas em 2020. E continuará forte em 2021 tanto para o evento virtual, quanto para os híbridos.

RELEVÂNCIA DAS COMUNIDADES

Em momentos de crise, disrupção ou necessidade há forte movimento de agrupar e apoiar os seus pares. Vimos isso no ano passado, com a valorização dos grupos de interesse e associações. E essa tarefa ficará ainda mais complexa quando da integração do público online e o presencial. Este ano, aquele que construir e tratar com muito carinho sua comunidade de clientes e participantes possuirá fator decisivo de sucesso para os seus eventos.

CONCLUSÃO

O comportamento do participante foi afetado e alterado, solicitando das marcas e eventos muita inovação, conteúdo objetivo e assertivo, mas também primoroso e essencial.

Os indicadores apontam ainda que os encontros presenciais ainda demorarão um pouco mais para retornarem do que era esperado. E os eventos virtuais continuarão fundamentais ao longo do ano. Na medida que a vacinação consiga resultados significativos, a sensação de segurança impulsionará o híbrido que tenderá a ser mais e mais utilizado, consolidando a previsão de que este formato veio para ficar.


PARA SABER MAIS