O multiculturalismo como elemento temático de um evento é algo excepcional, seja em uma festa das nações ou até mesmo em um festival focado em um único traço há uma infinidade de possibilidades que permitem criações únicas e contínuas de programações e atrações.
Esse é o caso do Festival da Cultura Coreana em São Paulo, que chega à 18ª edição com dois dias de programação intensa, com direito a show de grupo de K-Pop YOUNITE.
Considerado o maior evento do gênero na América Latina e um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade. Nos dias 16 e 17 de agosto, das 11h às 20h, a Praça Coronel Fernando Prestes (também conhecida como praça do metrô Tiradentes), será palco de uma programação intensa e gratuita que celebra a tradição e a modernidade da Coreia.
Mais de 100 mil pessoas são esperadas para os dois dias de atrações, que movimentam não apenas a vida cultural, mas também a economia local, hotéis e comércios do Bom Retiro. Realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos (ABC), o festival conta com apoio de órgãos públicos como a Prefeitura de São Paulo, SPTuris e Cult Pro, e ainda do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo, Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) e do Comitê de Desenvolvimento K-Town Bom Retiro (Feira do Bom Retiro), que participam do evento com atividades especiais.
Criado inicialmente para que a comunidade coreana no Brasil pudesse matar a saudade da terra natal e manter viva a conexão com a cultura, o Festival cresceu de forma surpreendente nos últimos anos. Com a ascensão da Hallyu, a onda coreana, o evento passou a atrair cada vez mais brasileiros fascinados pela música, dança, gastronomia e tradições do país, tornando-se um fenômeno multicultural que une gerações e origens diversas.
Na edição de 2025, o público poderá acompanhar apresentações de dança tradicional, corais de canto e de saxofone, demonstrações de Taekwondo, covers de K-Pop e o concurso de canto The Masked Diva — com semifinal no sábado e final no domingo. Uma demonstração de K-Beauty também integra a agenda.
A programação também inclui no Edifício Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, debates e atividades que exploram diferentes aspectos da Coreia, além de um workshop culinário.
Responsável pela curadoria gastronômica, a Feira do Bom Retiro reunirá mais de 40 expositores de pratos típicos, bebidas e doces. Entre as opções, estarão o frango frito e o hot dog coreano, bebidas como Soju e Makgeolli e doces como o Hotteok (panqueca recheada de açúcar mascavo, canela e amendoim). O espaço também contará com venda de artesanato e produtos culturais. Os fãs de K-Dramas poderão encontrar os pratos mais populares exibidos nas produções coreanas que conquistaram a afeição dos brasileiros.
O Festival da Cultura Coreana envolve ativamente a comunidade coreana na sua realização e transforma o Bom Retiro em um ponto de encontro para quem quer conhecer ou se reconectar com a Coreia. É um evento que une cultura, economia e integração social, consolidando-se como uma das celebrações mais significativas e presente no calendário de eventos da cidade.
E como a cidade de São Paulo é berço de dezenas de comunidades estrangeiras, inspiração e base, não nos falta para termos inúmeros eventos criados com esse enfoque.
Como veículo de socialização, de entretenimento, de enaltecimento de tradições e culturas, os eventos cumprem seu papel como um dos mais importantes meios de comunicação dirigida, que encanta e sensibiliza.
Vamos comer um Jajangmyeon, dançando Sogochum e depois assistir a um K-Drama?
Te encontro por lá, tendo a entrada gratuita! Aí ,ficou melhor ainda!

Comentários