André Martellotta

Pesquisa em Turismo

A ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta. É uma viagem, nunca uma chegada.Karl Popper

Administrador de Empresas formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduado em Marketing pela mesma instituição e com extensão universitária em Gestão do Negócio Turístico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Turismo pela Each-USP, onde também fez estágio para exercer a docência. Sua área de pesquisa é comportamental, focando no uso de nudges em prol da sustentabilidade no turismo. Atualmente cursa Licenciatura em Turismo pela Universidade Estácio de Sá.

É administrador da Beat Turismo e Eventos, gestor do site Turismo de Experiência - Eu pratico, instrutor presencial e on-line de cursos de curta duração voltados ao Empreendedorismo, Turismo e Eventos. Atual presidente do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável para o mandato 2022-2024 e membro do Núcleo de Economia e Administração do Turismo da USP. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: agenciamento, hotelaria e eventos.

Colunas

Influência do Nudges na procura por Interpretação

Nudges Podem Influenciar a Procura por Interpretação Ambiental?

A interpretação ambiental é um importante componente do ecoturismo e do uso público em áreas naturais protegidas, pois fornece informações sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as questões ambientais relacionadas a esses locais. No entanto, a compreensão dos fatores que influenciam os visitantes a se interessarem pelos conteúdos interpretativos é limitada. Nesse contexto, esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de identificar um direcionamento comportamental de busca de conteúdos interpretativos estimulado por nudges, com o auxílio da tecnologia móvel. A aplicação de nudges, que são pequenas intervenções que buscam influenciar o comportamento das pessoas de maneira sutil e não coercitiva, tem se mostrado cada vez mais relevante em diversas áreas, incluindo o turismo de natureza. Isso porque essas intervenções podem ser aplicadas de forma não intrusiva e podem contribuir para a melhoria da experiência do visitante. O pressuposto era que, ao ler o QR code instalado na entrada de uma trilha, os visitantes teriam maior interesse em saber mais sobre interpretação ambiental. Além disso, foi testado se os nudges de norma social seriam mais eficazes do que perguntas diretas na estimulação do interesse dos visitantes. Os resultados da pesquisa mostraram que os nudges foram eficazes em despertar o interesse dos visitantes pela interpretação ambiental. Além disso, os nudges de norma social foram mais eficazes do que as perguntas diretas. Esses resultados indicam que a utilização de nudges e a gamificação podem ser caminhos promissores para aumentar o interesse dos visitantes por temas ambientais em roteiros de turismo de natureza.
Visão Crítica do Turismo

Por uma Visão mais crítica do Turismo, mais crítica e responsável

Esse texto tem como justificativa promover uma visão mais crítica e responsável do turismo. Usando de pesquisa bibliográfica e documental crítica e reflexiva, traz uma breve história do turismo como forma de contextualização e entendimento de sua importância. Tem como objetivo apresentar formas de entendimento mais humanas do fenômeno, se contrapondo à visão econômica e capitalista dominante. Salienta que o estudo turístico crítico é fundamental para entendermos sua complexidade. Esse enfoque, entendido como sociocultural, é importante para entendermos, por exemplo, alguns dos motivos que levam um indivíduo a querer se deslocar para um lugar fora de seu convívio habitual. O texto destaca também o papel do turismo no desenvolvimento sustentável. O resultado dessa análise crítica leva a concluir que o turismo pode ser um importante meio para mudanças necessárias, não apenas pelos benefícios econômicos já conhecidos, como geração de emprego e renda, mas também pela contribuição para a consciência ambiental, culminando na própria realização humana e espiritual. O texto também pondera como essa visão pode auxiliar na nova configuração do mundo após a crise da Covid-19, sendo um dos combustíveis para a chamada “Economia Verde”. Como conclusão, o texto evidencia que o turismo pode também ser fundamental para a conservação ambiental e um dos vetores de transformação para uma sociedade mais humana e respeitosa ao meio ambiente.
Livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria

Livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria

Apresentamos o livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria, uma obra essencial para profissionais da área comercial de meios de hospedagem, estudantes que desejam ingressar nesse campo promissor e empreendedores em busca de conhecimentos para o sucesso em seus negócios. Com o objetivo de capacitar os leitores em diferentes aspectos da gestão comercial hoteleira, este livro abrange uma gama de tópicos relevantes para o setor. Desde estratégias de vendas e marketing até a compreensão do mercado hoteleiro e turístico, fornecemos informações atualizadas e insights práticos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Destinado tanto a profissionais experientes que desejam aprimorar suas habilidades quanto a estudantes que estão dando os primeiros passos na carreira hoteleira, este livro oferece uma visão abrangente sobre a área comercial em meios de hospedagem. Além disso, ele também capacita a equipe operacional a compreender a importância do atendimento comercial e como contribuir para o sucesso do empreendimento. Com uma abordagem prática e baseada em vivências reais, o livro fornece ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas imediatamente no ambiente de trabalho. Desde técnicas de negociação até a criação de ações de marketing eficazes, cada capítulo é cuidadosamente elaborado para oferecer insights valiosos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos leitores. Escrito por um especialista do setor, o livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria oferece uma combinação única de teoria e prática, trazendo lições aprendidas para inspirar e orientar os leitores em sua jornada. Com uma linguagem acessível, os conceitos complexos são apresentados de forma fácil de entender, tornando-o um recurso indispensável para todos os interessados na área comercial da hotelaria e turismo. Seja você um profissional experiente, um estudante ambicioso ou um futuro empreendedor, este livro irá capacitá-lo a enfrentar os desafios do mercado hoteleiro com confiança, oferecendo as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar e alcançar o sucesso em um setor em constante evolução.
Economia Comportamental em prol da sustentabilidad

Como usar os nudges em prol da sustentabilidade e redução de gastos na hotelaria

Nudges podem ser explicados como um incentivo ou, para usar um termo mais popular, “empurrão” para determinada opção, normalmente aquela que mais traz benefícios à própria pessoa ou para a sociedade. Salientando que os nudges oferecem liberdade de escolha, dentro do denominado “Paternalismo Libertário”, sendo uma alternativa às proibições e mandatos. Importante salientar que nudges não têm a finalidade de “conscientizar” (embora isso possa acontecer), mas sim direcionar ou corrigir. Estes estudos publicados pela University of Queensland da Austrália utilizam a Economia Comportamental para gerar medidas práticas que tornam os hotéis e restaurantes mais ambientalmente sustentáveis, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais e mantêm a satisfação dos hóspedes. Todas as medidas práticas descritas nesta apresentação são fáceis e rápidas de implementar e podem fortalecer as credenciais pró-ambientais do negócio.
Perfil dos participantes de eventos

Perfil dos prospects e participantes de pequenas e médias feiras em São Paulo

Nos últimos anos, o mercado de pequenas e médias feiras em São Paulo tem experimentado um crescimento significativo, atraindo um número crescente de pessoas interessadas em produtos e serviços específicos. A fim de compreender melhor o perfil dos prospectos e participantes desses eventos, foram analisados dados de 20 feiras realizadas entre 2015 e 2022, cada uma com menos de 3000 visitantes.
Resorts do Nordeste e Mudanças Climáticas

Resorts do Nordeste e Mudanças Climáticas

O presente artigo apresenta uma primeira análise das possíveis consequências das mudanças climáticas globais no negócio dos resorts do Nordeste brasileiro, especificamente aqueles situados à beira mar e/ou próximos à linha costeira, no contexto da esperada elevação do nível dos mares. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, a argumentação desenvolvida buscou evidenciar como as atuais mudanças estão impactando o negócio dos resorts e como deverão impactar no futuro. Os resultados obtidos apontam tanto para a elevação do nível médio dos oceanos em decorrência do aquecimento global quanto sobre o Nordeste ser a região mais vulnerável para as mudanças climáticas no Brasil. Isso se deve pelo histórico de erosão relacionada a causas naturais, sendo agravada pela má ocupação da zona costeira, pelas alterações antropogênicas e vulnerabilidade socioeconômica. Como principais considerações finais, aponta-se que: o assunto das mudanças climáticas ainda é pouco enfocado pelos resorts; embora o turismo tenha resiliência e capacidade de recuperação, os resorts pouco poderão fazer em virtude das mudanças climáticas extremas; até o momento, os fatos aqui destacados não inibiram ainda a construção de novos empreendimentos. Por último, esse estudo visa preencher uma lacuna em estudos que relacionem hotelaria e mudanças climáticas no Brasil, alertando tanto a comunidade científica como os próprios estabelecimentos, sobre a necessidade de mais estudos sobre esses impactos, visando atitudes concretas em direção à uma maior sustentabilidade.
Branding das Cias Áreas low cost durante a pandemi

Branding das Cias Áreas low cost durante a pandemia

A eclosão da COVID19 tem potencial para remodelar o setor aéreo em escala global, seja em escopo ou em suas rotinas atuais, exigindo das companhias aéreas novas estratégias de gestão de receitas e consequentemente inovações na gestão de suas marcas. A comunicação, de fato, é um fator-chave junto com outras respostas diante da crise que as companhias aéreas tiveram que enfrentar. Uma vez que o futuro das companhias aéreas e do setor não é claro e muito difícil de prever, parece relevante entender suas preocupações com a marca no presente, como forma de identificar e compreender que estratégias e valores estão sendo reforçados e recriados durante a pandemia. Nesse contexto, nossa questão de pesquisa é: como as respostas de comunicação à pandemia COVID19 das operadoras aéreas de baixo custo informam sobre suas estratégias de gestão de marca? Para responder a essa pergunta, nesta pesquisa objetivamos investigar e compreender a gestão da marca das operadoras de baixo custo, analisando as respostas de comunicação da Ryanair (Europa) e Southwest (EUA) durante a pandemia. Do lado empírico, a comunicação de ambas as empresas foi colhida de mídias sociais e relatórios oficiais vinculadas às funções da marca propostas por Kapferer (2012).
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