André Martellotta

Pesquisa em Turismo

A ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta. É uma viagem, nunca uma chegada.Karl Popper

Administrador de Empresas formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduado em Marketing pela mesma instituição e com extensão universitária em Gestão do Negócio Turístico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Turismo pela Each-USP, onde também fez estágio para exercer a docência. Sua área de pesquisa é comportamental, focando no uso de nudges em prol da sustentabilidade no turismo. Atualmente cursa Licenciatura em Turismo pela Universidade Estácio de Sá.

É administrador da Beat Turismo e Eventos, gestor do site Turismo de Experiência - Eu pratico, instrutor presencial e on-line de cursos de curta duração voltados ao Empreendedorismo, Turismo e Eventos. Atual presidente do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável para o mandato 2022-2024 e membro do Núcleo de Economia e Administração do Turismo da USP. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: agenciamento, hotelaria e eventos.

Colunas

Visão Crítica do Turismo

Por uma Visão mais crítica do Turismo, mais crítica e responsável

Esse texto tem como justificativa promover uma visão mais crítica e responsável do turismo. Usando de pesquisa bibliográfica e documental crítica e reflexiva, traz uma breve história do turismo como forma de contextualização e entendimento de sua importância. Tem como objetivo apresentar formas de entendimento mais humanas do fenômeno, se contrapondo à visão econômica e capitalista dominante. Salienta que o estudo turístico crítico é fundamental para entendermos sua complexidade. Esse enfoque, entendido como sociocultural, é importante para entendermos, por exemplo, alguns dos motivos que levam um indivíduo a querer se deslocar para um lugar fora de seu convívio habitual. O texto destaca também o papel do turismo no desenvolvimento sustentável. O resultado dessa análise crítica leva a concluir que o turismo pode ser um importante meio para mudanças necessárias, não apenas pelos benefícios econômicos já conhecidos, como geração de emprego e renda, mas também pela contribuição para a consciência ambiental, culminando na própria realização humana e espiritual. O texto também pondera como essa visão pode auxiliar na nova configuração do mundo após a crise da Covid-19, sendo um dos combustíveis para a chamada “Economia Verde”. Como conclusão, o texto evidencia que o turismo pode também ser fundamental para a conservação ambiental e um dos vetores de transformação para uma sociedade mais humana e respeitosa ao meio ambiente.
Livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria

Livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria

Apresentamos o livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria, uma obra essencial para profissionais da área comercial de meios de hospedagem, estudantes que desejam ingressar nesse campo promissor e empreendedores em busca de conhecimentos para o sucesso em seus negócios. Com o objetivo de capacitar os leitores em diferentes aspectos da gestão comercial hoteleira, este livro abrange uma gama de tópicos relevantes para o setor. Desde estratégias de vendas e marketing até a compreensão do mercado hoteleiro e turístico, fornecemos informações atualizadas e insights práticos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Destinado tanto a profissionais experientes que desejam aprimorar suas habilidades quanto a estudantes que estão dando os primeiros passos na carreira hoteleira, este livro oferece uma visão abrangente sobre a área comercial em meios de hospedagem. Além disso, ele também capacita a equipe operacional a compreender a importância do atendimento comercial e como contribuir para o sucesso do empreendimento. Com uma abordagem prática e baseada em vivências reais, o livro fornece ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas imediatamente no ambiente de trabalho. Desde técnicas de negociação até a criação de ações de marketing eficazes, cada capítulo é cuidadosamente elaborado para oferecer insights valiosos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos leitores. Escrito por um especialista do setor, o livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria oferece uma combinação única de teoria e prática, trazendo lições aprendidas para inspirar e orientar os leitores em sua jornada. Com uma linguagem acessível, os conceitos complexos são apresentados de forma fácil de entender, tornando-o um recurso indispensável para todos os interessados na área comercial da hotelaria e turismo. Seja você um profissional experiente, um estudante ambicioso ou um futuro empreendedor, este livro irá capacitá-lo a enfrentar os desafios do mercado hoteleiro com confiança, oferecendo as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar e alcançar o sucesso em um setor em constante evolução.
Economia Comportamental em prol da sustentabilidad

Como usar os nudges em prol da sustentabilidade e redução de gastos na hotelaria

Nudges podem ser explicados como um incentivo ou, para usar um termo mais popular, “empurrão” para determinada opção, normalmente aquela que mais traz benefícios à própria pessoa ou para a sociedade. Salientando que os nudges oferecem liberdade de escolha, dentro do denominado “Paternalismo Libertário”, sendo uma alternativa às proibições e mandatos. Importante salientar que nudges não têm a finalidade de “conscientizar” (embora isso possa acontecer), mas sim direcionar ou corrigir. Estes estudos publicados pela University of Queensland da Austrália utilizam a Economia Comportamental para gerar medidas práticas que tornam os hotéis e restaurantes mais ambientalmente sustentáveis, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais e mantêm a satisfação dos hóspedes. Todas as medidas práticas descritas nesta apresentação são fáceis e rápidas de implementar e podem fortalecer as credenciais pró-ambientais do negócio.
Perfil dos participantes de eventos

Perfil dos prospects e participantes de pequenas e médias feiras em São Paulo

Nos últimos anos, o mercado de pequenas e médias feiras em São Paulo tem experimentado um crescimento significativo, atraindo um número crescente de pessoas interessadas em produtos e serviços específicos. A fim de compreender melhor o perfil dos prospectos e participantes desses eventos, foram analisados dados de 20 feiras realizadas entre 2015 e 2022, cada uma com menos de 3000 visitantes.
Resorts do Nordeste e Mudanças Climáticas

Resorts do Nordeste e Mudanças Climáticas

O presente artigo apresenta uma primeira análise das possíveis consequências das mudanças climáticas globais no negócio dos resorts do Nordeste brasileiro, especificamente aqueles situados à beira mar e/ou próximos à linha costeira, no contexto da esperada elevação do nível dos mares. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, a argumentação desenvolvida buscou evidenciar como as atuais mudanças estão impactando o negócio dos resorts e como deverão impactar no futuro. Os resultados obtidos apontam tanto para a elevação do nível médio dos oceanos em decorrência do aquecimento global quanto sobre o Nordeste ser a região mais vulnerável para as mudanças climáticas no Brasil. Isso se deve pelo histórico de erosão relacionada a causas naturais, sendo agravada pela má ocupação da zona costeira, pelas alterações antropogênicas e vulnerabilidade socioeconômica. Como principais considerações finais, aponta-se que: o assunto das mudanças climáticas ainda é pouco enfocado pelos resorts; embora o turismo tenha resiliência e capacidade de recuperação, os resorts pouco poderão fazer em virtude das mudanças climáticas extremas; até o momento, os fatos aqui destacados não inibiram ainda a construção de novos empreendimentos. Por último, esse estudo visa preencher uma lacuna em estudos que relacionem hotelaria e mudanças climáticas no Brasil, alertando tanto a comunidade científica como os próprios estabelecimentos, sobre a necessidade de mais estudos sobre esses impactos, visando atitudes concretas em direção à uma maior sustentabilidade.
Branding das Cias Áreas low cost durante a pandemi

Branding das Cias Áreas low cost durante a pandemia

A eclosão da COVID19 tem potencial para remodelar o setor aéreo em escala global, seja em escopo ou em suas rotinas atuais, exigindo das companhias aéreas novas estratégias de gestão de receitas e consequentemente inovações na gestão de suas marcas. A comunicação, de fato, é um fator-chave junto com outras respostas diante da crise que as companhias aéreas tiveram que enfrentar. Uma vez que o futuro das companhias aéreas e do setor não é claro e muito difícil de prever, parece relevante entender suas preocupações com a marca no presente, como forma de identificar e compreender que estratégias e valores estão sendo reforçados e recriados durante a pandemia. Nesse contexto, nossa questão de pesquisa é: como as respostas de comunicação à pandemia COVID19 das operadoras aéreas de baixo custo informam sobre suas estratégias de gestão de marca? Para responder a essa pergunta, nesta pesquisa objetivamos investigar e compreender a gestão da marca das operadoras de baixo custo, analisando as respostas de comunicação da Ryanair (Europa) e Southwest (EUA) durante a pandemia. Do lado empírico, a comunicação de ambas as empresas foi colhida de mídias sociais e relatórios oficiais vinculadas às funções da marca propostas por Kapferer (2012).
Sustentabilidade no Turismo

Nova proposta para medir a sustentabilidade do turismo

Os pesquisadores de Economia Juan Ignacio Pulido Fernandez e Marcelino Sanchez Rivero, respectivamente das Universidades de Jaén e de Extremadura na Espanha, publicaram em 2009 um artigo na renomada revista acadêmica Tourism Economics sobre a mensuração da sustentabilidade do turismo, propondo a criação de um novo método chamado índice ST (abreviação em espanhol para “sustentabilidade turística”). Embora o artigo já tenha 11 anos, vamos utilizar o tempo presente, pois ele permanece atual.
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