O futuro dos espaços de eventos: mais do que um local, uma experiência estendida!

Os espaços de eventos estão passando por uma profunda transformação. De locais físicos dedicados a receber pessoas por algumas horas, estão se tornando plataformas dinâmicas e contínuas de conexão, propósito e inovação. Quais devem ser os caminhos estratégicos para que esses espaços continuem relevantes?


O futuro dos espaços de eventos:

de palcos a plataformas de experiência

Por Vanessa Martin

09/05/25

Para o mercado de eventos, os espaços de eventos não são apenas locações, mas ferramentas estratégicas para criar valor, engajar públicos e gerar resultados mensuráveis. São peças fundamentais e essenciais para os eventos presenciais e híbridos.

Assim como todo o setor, os locais de eventos estão passando por uma profunda transformação. De locais físicos dedicados a receber pessoas por algumas horas, os melhores estão se tornando plataformas dinâmicas e contínuas de conexão, propósito e inovação.

O estudo "The Future of Event Venues: Momentus + BoldPush 2025" oferece um mapa claro de como os espaços estão evoluindo e o que isso significa para quem planeja, promove e entrega experiências e aponta caminhos estratégicos para que esses espaços continuem relevantes em um mundo de rápidas mudanças culturais, tecnológicas e ambientais.

Mais do que um local: uma experiência estendida

O participante quer experiencia personalizada (66%). Para isso, o profissional de eventos busca venues que investem em infraestrutura tecnológica (54% priorizam conexões com banda larga de qualidade.

O novo papel dos espaços de eventos vai além da arquitetura e da logística. Trata-se de construir ecossistemas vivos, capazes de conectar pessoas antes, durante e depois dos encontros. Essa abordagem exige um olhar holístico, que integra comunicação, dados, conteúdo e comunidade.

O que fazer:

  • Locais – Invista em infraestrutura de tecnologia e destaque os benefícios.
  • Profissionais - Escolha espaços que ofereçam infraestrutura digital e dados em tempo real. Use esses recursos para engajar seu público no pré, durante e pós-evento com campanhas conectadas.


Consumidores mais conscientes, experiências mais profundas

Os participantes querem se sentir únicos e, mais do que isso, conectados a causas e valores. Por isso, o público atual espera autenticidade, propósito e impacto. Afinal, o novo marketing de eventos é segmentado, responsivo e consciente. Não basta entreter: é preciso emocionar e transformar.

A personalização torna-se chave, assim como a sensibilidade às causas sociais e ambientais. Os locais precisam escutar, adaptar-se e responder em tempo real aos desejos e valores do seu público.

O que fazer:

  • Locais – Investimento em treinamento e automação podem reduzir custos e aumentar a satisfação de clientes e melhorar a experiencia dos participantes.
  • Profissionais - Trabalhe com venues que ofereçam opções personalizáveis (ambiente, alimentação, programação) e compartilhem compromissos claros com sustentabilidade e inclusão.


Tecnologia deixa de ser suporte e passa a ser protagonista e catalisadora de conexões

A digitalização deixou de ser uma tendência e passou a ser uma exigência. De ferramentas de automação e inteligência artificial a Wi-Fi de alta performance e soluções mobile-first, a tecnologia é fundamental para criar experiências fluidas e escaláveis.

Metade dos entrevistados (50%) indica crescimento de investimento na tecnologia e automação e quase 40% destacam as soluções de IA – Inteligência Artificial entre as tecnologias mais relevantes. os serviços personalizados são desejados por 66% dos entrevistados. As prioridades para aprimorar a experiencia nos venues apontam para banda larga confiável (54%) e banda larga e conectividade confiável como essenciais.

Os espaços devem usar a tecnologia não apenas para transmitir eventos, mas para aumentar a imersão e a interação. Realidade aumentada, inteligência de dados, plataformas híbridas e apps personalizados são ferramentas essenciais para essa jornada.

O que fazer:

  • Locais – Oferecer infraestrutura a preços acessíveis (wifi, áudio espacial etc.)
  • Profissionais - Pergunte ao local quais tecnologias estão disponíveis. Integre check-ins contactless, aplicativos personalizados e captação de dados para medir engajamento e comportamento do público em tempo real.


Sustentabilidade como valor inegociável

Sim, sustentabilidade ainda não é um diferencial competitivo — porque já se tornou uma expectativa básica: 80% acham muito importante para os locais de eventos. Profissionais de eventos precisam garantir que os espaços escolhidos tenham práticas ambientais consistentes (60% veem a sustentabilidade como peso relevante na escolha destes parceiros e 38% apostam na tecnologia para a redução de desperdícios).

A urgência climática exige mais do que discurso. A sustentabilidade precisa estar no centro da operação dos espaços de eventos: da energia usada à gestão de resíduos, passando por escolhas conscientes na alimentação e nos materiais. Mais do que cumprir metas, trata-se de liderar pelo exemplo.

O que fazer:

  • Locais – Escolha, estruture, entregue e divulgue suas práticas sustentáveis.
  • Profissionais - Solicite métricas sustentáveis dos locais (redução de resíduos, energia limpa, fornecedores locais). Use esses dados para reforçar a narrativa do seu evento e fortalecer sua marca.


O novo palco é coletivo

O espaço de eventos do futuro é um conector de comunidades. Ele se transforma em um hub de inovação, diversidade e impacto social. Para isso, precisa ser inteligente, flexível e guiado por propósito. A integração entre marcas, produtores e participantes é essencial para gerar valor duradouro.

O que fazer

Locais – Invista em infraestrutura e sistemas que permitam a personalização e a conectividade de alto nível.

Profissionais – Escolha locais conhecidos pela excelente conectividade e oferecimento de experiencias únicas e customizadas


ROI e satisfação são métricas-chave

Data-driven culture, ou a mercado direcionado aos dados é a mola propulsora de sucesso no setor de eventos e deve ser obtido e analisado em tempo real e a cada etapa da jornada do participante para dimensionar expectativas e melhorar eficiência e performance. Para os entrevistados a automação é passo essencial: 77% a veem como vetor de mudanças significativas.

A eficácia de um evento não se mede mais por número de participantes, mas por experiência entregue e valor gerado: 67% percebem os dados como essenciais para o sucesso do evento e da gestão do evento. Dentre eles a satisfação do público e o retorno financeiro são os principais indicadores.

Para os locais de eventos, a mensuração de performance é obtida pela ocupação (39%), satisfação do cliente (25%) e revenue por área utilizada (16%).

O que fazer:

  • Locais – Busque automação para aumentar eficiência na gestão de equipe, logística e processo back-end. Crie e entregue dashboards aos clientes que destaquem a satisfação dos participantes, o revenue, ROI etc.
  • Profissionais - Estabeleça KPIs claros desde o início. Exija relatórios analíticos dos locais (ocupação, performance técnica, feedbacks) e conecte esses dados com suas métricas de marketing.


Conclusão: Parceria Estratégica com Espaços Inovadores

A reinvenção dos espaços de eventos não é uma opção — é uma exigência do tempo em que vivemos. O futuro pertence àqueles que souberem ouvir, experimentar e ousar.

Tenha em mente que o palco de eventos do futuro não é um lugar: é uma experiência viva, moldada por pessoas e para pessoas. E a tecnologia de ponta é ferramenta indispensável para esta entrega e o treinamento da equipe deve ser contínuo.

Como a escolha do local certo é uma decisão estratégica, a parceria com venues que investem em tecnologia, dados e propósito é determinante para entregar experiências que encantam, convertem e permanecem na memória.

Para o profissional de eventos, o espaço do futuro não é apenas um local — é uma extensão da sua marca.

Para os locais de eventos, o que importa é a experiência oferecida e a tecnologia e a equipe motivada e capacitada são os meios para fazer esta entrega.

É preciso escolher bem!


Vanessa Martin é mentora de negócios voltados ao mercado de eventos e ajudo profissionais e fornecedores de eventos a melhorarem sua performance através do conhecimento e dados que convertem insights, produtos e serviços, num programa individual e personalizado de mentoria e outros serviços. Contato: vanessa@vmconsultoriaemeventos.com.br  


Saiba mais:

The Future of Venue - chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://infohub.gomomentus.com/hubfs/ebooks/The-future-of-event-venues-momentus-boldpush.pdf

Fonte: The future of venues, BoldPush & Momentus Technologies
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.