Todos nós sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras. E em uma agência de live marketing ou de comunicação, as imagens podem ser ainda mais poderosas. Por isso, nossos Diretores de Arte (DA´s) estão sempre presentes e atuantes em todo o processo de criação, desde a concepção da ideia até a interpretação, desenho ou foto das soluções desenvolvidas para os nossos clientes.
Mesmo porque, pensar num conceito visual de uma campanha ou evento hoje em dia, vai além das qualidades técnicas e criativas aprendidas em uma universidade. E a percepção de como a comunicação será transmitida através de símbolos, que são os signos encontrados em estudos de semiótica, é apenas um dos fatores acadêmicos que devemos considerar.
Cada vez mais, ganham importância as nossas percepções sobre a realidade que nos cerca. Nossas reações, ditadas pela cultura organizacional da época em que vivemos, das dores reais que sentimos, das necessidades e dos desejos das diferentes pessoas que habitam o nosso mundo, seja ele o trabalho, entre amigos ou na sociedade. Porque as imagens criadas a partir desta conexão com a realidade, sem vieses ou filtros, têm o verdadeiro poder de conexão com as pessoas e assim acelerar transformações e ditar as tendências de comportamento que podem criar um futuro mais igual e melhor para as pessoas e consequentemente para os negócios.
“Precisamos conhecer as pessoas e a cultura do tempo que vivemos – este é só um passo importante, mas é só um dos lados do processo. Devemos também entender, como a empresa ou marca quer ser reconhecida no mercado através de seu posicionamento social: se ela quer continuar sendo vista como uma companhia que explora o antigo visual conhecido na publicidade até os anos 80 e 90 como a "família convencional", ou se prefere adotar o que já é tendência mundial e atual, como a inclusão das minorias, mostrando que sua marca ou produto é para todos, e que todos são bem-vindos e potenciais consumidores.” reforça, Daverson Marcel (Dadá), que em dupla com o Diego, lidera o time criativo da um.a.
Claro que esta consciência deve ser fruto de um esforço coletivo de toda a empresa. É um trabalho de informação, vivência e aprendizado sobre diversidade e inclusão, que a companhia precisa começar "de dentro pra fora”, quando o primeiro esforço de inclusão acontece com os colaboradores, para depois desaguar em boa influência com os parceiros, os clientes e o mercado.
Dadá acrescenta que “Um bom exemplo que mostra essa nova realidade vem da Pixar, que acabou de disponibilizar dois curtas-metragens em seu canal do YouTube e os lançou simultaneamente na Disney+. Chamados "Flutuar" e "Vento”, os vídeos incentivam a discussão sobre a representação asiática, e posicionam o estúdio contra crimes de ódio nos EUA. Esse tipo de atitude corporativa mostra como as empresas podem dar o exemplo e ajudar na busca por uma sociedade mais inclusiva e justa, na qual nós acreditamos”.
Então, enquanto profissionais da área de criação, podemos agir de forma afirmativa e liderar o processo de transformação a partir de nosso ambiente de trabalho, nosso mercado, nossos clientes e suas marcas. Vamos juntos?
Sobre a www.uma.ag
Fundada em 1996, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Anbima, Atento, BMG, Bristol, B3, Carrefour, Corteva, Cielo, Motorola, Mapfre, Pandora, Sanofi, Tigre, Via Varejo, e Visa entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.
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