Hoje quero conversar com você sobre ARTE e LEGADO.
Investir em Cultura não é nada fácil. Sobretudo com recursos privados. Foi, no entanto, o que resolveram fazer a arquiteta Doris Daher e seu marido, o engenheiro Luiz Otávio Pinheiro. Para preservar o legado do pai de Luiz Otávio, acaba de ser inaugurado o Centro Cultural Gerson Pinheiro, em Ipanema.
Chico Vartulli, nosso defensor das Artes e da Cultura, foi o motor de um coquetel oferecido para um grupo de privilegiados, que tiveram a possibilidade de saber um pouco mais sobre o artista plástico, que aos 12 anos pintou um retrato de D. Pedro.
Sente-se o peso da arquiteta Doris nos espaços dedicados à coleção de Gerson. Além de todas as obras, há uma pequena varanda ao lado do escritório, que traz paz e conforto.
Para mim, especialmente, foi uma oportunidade única de conhecer a casa onde viveu o artista, guiado por seu filho. O prédio de 3 andares, preservado pelo Patrimônio Cultural, utilizou a técnica de retrofit, e abriga 500 trabalhos, entre aquarelas, naturezas mortas, esculturas. Reconhecer um artista, professor de pintura e diretor por três gestões da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, fortalece um espírito inovador em sua época do professor emérito, que também estudou na Academia Julien de Paris.
O local pode ser visitado através de visitas previamente agendadas e pode sediar pequenos eventos, como lançamento de livros.
Chico conseguiu com sua lista VIP misturar o Tout Rio num coquetel repleto de novidades gastronômicas.
As visitas podem ser agendadas gratuitamente através do @arq.dorys.daher
Comentários