O dia 25 de abril de 1974 nunca poderá ser esquecido pelos Democratas.Foi quando findou em Portugal ,uma das mais horrendas ditaduras,a de Salazar.Um grupo de capitães conseguiu liberar nosso país irmão de um período de perseguição ,falta de liberdade e tortura.
Meus pais que estavam no exílio na Argélia e resolveram se mudar para Portugal.Papai foi convidado para lecionar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto,onde até hoje existe uma sala com seu nome.Fomos viver em Vila Nova de Gaia,ao lado do Porto,no condominio Mariani ,que acabava de ser inaugurado.Ficava Perto do Liceu de Vila Nova de Gaia,onde estudei e da escola do meu irmão Tales.
Viver o período revolucionário português foi de uma riqueza unica.Eram os inumeros partidos que nasciam ,da extrema direita a extrema esquerda e que aprendiam a conviver,No liceu,tinhamos todas as cores ideológicas presentes assim como no Mariani.
Participei dos primeiros anos de liberdade ,com festas muito bonitas e apresentações musicais,vendo o orgulho de cada português pela nova era de Liberdade e Discussão.
Ficamos em Portugal quase 4 anos e aprendemos a respeitar ,a entender e compreender aquele povo europeu,que só estava acostumado com turistas brasilleiros e poucos residentes.A moeda era o escudo e o bonde que ligava as Devesas a Praça da Batalha custava 2,50 escudos..
Entendo que para mim,,foi um dos maiores aprendizados ,no fortalecimento dos principios da Democracia.Foi um caminho com vários amigos e amigas,que pensavam diferente mas que tinham respeito pelo contraditório.
Hoje,aqui do outro lado do Atlantico,com saudades infinitas da terrinha,que me recebeu tão bem,que me deu amigos e conteúdo informativo e de verdades não absolutas,que discutiamos nas aulas de filosofia e de História.,vejo com muita alegria o processo democrático português.
Porugal,para sempre presente em meu coração.!
Comentários