A Feira Regional da Agroindústria Familiar, a cada edição, movimenta uma quantidade expressiva de consumidores que buscam qualidade e variedade de produtos frescos, vindos direto do campo. A aprovação por parte do público tem transformado a iniciativa no principal canal de comercialização para os produtores. Tanto que Maringá sedia mais uma edição do evento, que acontece de 24 a 26 de agosto, na Praça Raposo Tavares.
Esta será a segunda vez que a Feira Regional acontece somente neste mês de agosto. O evento reunirá cerca de 40 produtores, das 9 às 19 horas, que vão expor produtos como doces, embutidos, queijos, conservas, pães, bolachas, mel, sucos, cachaça, entre outros alimentos agroindustrializados. As próximas edições, em Maringá, serão de 4 a 6 de outubro, e de 13 a 23 de dezembro.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Joversi Luiz de Rezende, a cada ano, a Feira Regional se firma como um canal efetivo de aproximação entre os produtores das pequenas agroindústrias e o mercado. “Não são apenas consumidores finais que visitam a Feira Regional, mas, também, proprietários de pequenas mercearias, por exemplo, que têm a oportunidade de estabelecer contato direto com os produtores para adquirir os produtos”, observa Joversi Rezende.
O presidente da Associação Regional da Agroindústria, Marcelo Francisco Braga, enfatiza que a Feira permite ao produtor praticar um preço mais competitivo. “Com a Feira, os produtores têm a oportunidade de, no centro de Maringá, vender direto para o consumidor final ou para o mercadista, sem a figura atravessador. Isso é muito positivo”, explica.
O engenheiro agrônomo e gestor regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), José Sérgio Righetti, informa que dados de relatórios realizados em edições anteriores da Feira Regional apontam que 30% das vendas efetuadas pela maioria dos produtores acontecem no evento, e há alguns que dependem 100% dessa iniciativa.
“Com esses dados, podemos afirmar que a Feira Regional é o canal de comercialização mais importante para os produtores, porque, além de garantir a renda e dar visibilidade regional para o produtor e seus produtos, o evento permite a troca de informações e a formação de rede de contatos, o que favorece o acesso ao mercado institucional”, afirma Righetti.
Projeto
A Feira Regional da Agroindústria Familiar reúne produtores que participam do Projeto Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR e entidades parceiras, que oferece um leque de soluções para garantir a eficiência no processo produtivo e a conquista de novos mercados.
No Projeto, os produtores recebem orientações para fortalecer a organização em redes de cooperação do setor de agronegócios, auxílio para agregar valor em produtos primários e, ainda, orientações para aperfeiçoar as áreas de gestão, comercialização e acesso à tecnologia.
Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Joversi de Rezende, as agroindústrias estão em constante evolução, principalmente em processos relacionados a garantir a qualidade no processo produtivo. “Muitas, inclusive, buscam certificações por meio de uma agente certificadora. Essa preocupação dos produtores com a qualidade mostra o quanto eles estão no caminho certo para acessar novos mercados”, observa.
Romualdo Carlos Faccin, chefe da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), afirma que o grupo de produtores que participam do Projeto, há cerca de dez anos, apresenta procedimentos organizados e de qualidade. “Temos buscado avançar para que outros produtores da região noroeste também desenvolvam essa cultura de agroindustrialização”, enfatiza.
Realização
Em Maringá e Região, a realização da Feira Regional da Agroindústria Familiar é uma parceria entre o Sebrae/PR; Emater; Associação Regional da Agroindústria; SEAB; Prefeitura de Maringá; Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Comentários