A pandemia do COVID-19 colocou a sociedade numa encruzilhada. Muitas perguntas ainda com poucas respostas a vista. O fundo do poço que a economia pode chegar, com quedas abruptas na renda e no emprego, são, ainda, questões igualmente nebulosas e que dependeram, em grande medida, de como as populações e os governos irão se comportar e que ações efetivas tomarão para responder a este momento um tanto quanto sui generis em que vivemos.
Colunas
O avanço do Novo Coronavírus pelo mundo já começa a ter consequências para diversas áreas da economia, especialmente para o setor de turismo. Se por um lado o gigantismo da China tem contribuído de forma positiva para o crescimento do turismo mundial, por outro lado, em situações adversas, como o caso atual da epidemia do Novo Coronavírus, os impactos negativos decorrentes podem representar uma ameaça para o turismo global.
As possibilidades de aplicação das descobertas da economia comportamental à gestão do turismo, e particularmente à compreensão do comportamento do consumidor de turismo, são inúmeras. Algumas pesquisas e soluções já têm sido desenvolvidas nos principais centros de conhecimento ao redor do mundo. No Brasil, o tema tem sido explorado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade de São Paulo.
O Vivid Sydney é um grande evento que dura 23 dias (este ano aconteceu entre 25 de maio e 16 de junho) e o melhor: é de graça. O Vivid Sydney é composto de 3 subeventos: o Vivid Light, o Vivid Sydney Music e o Vivid Sydney Ideas.
No último dia 11 de maio foi criada, em Curitiba, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. Um marco importante para o turismo brasileiro e para a produção de informações dos destinos turísticos.
Breve Relato dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Que as Olimpíadas são o maior evento do planeta, isso todos sabemos. Mas ser testemunha ocular do real tamanho do evento é outra história. Acreditem, a Olimpíada é um evento muito grande, com uma logística extremamente complexa, já que, além dos funcionamento das arenas e das especificidades que cada esporte exige, ainda deve-se pensar em toda a logística de transporte, deslocamento, segurança, hospitalidade, e um sem fim de outras questões.
Rock in Rio 2015: Impactos e Perfil do Turista
O Rock in Rio 2015 trouxe quase 300 mil turistas para a economia carioca que geraram uma renda de mais de R$ 500 milhões de reais. Neste post conheça melhor os impactos econômicos deste megaevento e as principais características dos turistas que dele participaram.
A pesquisa em turismo e eventos
No Brasil, infelizmente, ainda não vemos estabelecida no Brasil uma cultura de realizações de pesquisas como base sistemática para a tomada de decisões. Países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália e Canadá, estão muito à frente no entendimento da importância da realização de pesquisas. Falamos muito sobre o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) como base do processo de melhoria contínua, mas continuamos sem gerar informações adequadas para que esse ciclo de fato possa propiciar a tal melhoria contínua que nos leve a um nível de excelência, seja no nível micro ou no nível macro. O fato é que sem pesquisa não há informação. E sem informação não há excelência. E sem excelência não há competitividade. Está mais do que na hora que nossos empresários, gestores públicos, decision makers do setor em geral entenderem a importância da pesquisa e da informação na tomada de decisões. A partir dessa momento a pesquisa, que com certeza é vista por muitos como um custo, passará a ser vista como um instrumento de busca de excelência e competitividade e, portanto, como um investimento.