Ecossistemas: o fim da competição e o futuro da colaboração

Dizem que conhecimento compartilhado é conhecimento aumentado. Essa frase explica, não só o porquê quero comentar sobre esse tema, mas também o sentido da existência dos chamados: Ecossistemas empresariais.

Dizem que conhecimento compartilhado é conhecimento aumentado. Essa frase explica, não só o porquê quero comentar sobre esse tema, mas também o sentido da existência dos chamados: Ecossistemas empresariais.

Apesar de já ser uma opção bastante desenvolvida no mercado, a definição de ecossistema -ou holdings, não é difundida como se deveria. Até mesmo para mim, era algo ainda nebuloso. Porém, conhecer o real significado do termo e, mais ainda, entender o tamanho do potencial que uma união deste tipo pode proporcionar, me faz ver quão importante é difundir essa possibilidade para outros negócios que, assim como a Triart, buscam crescer todos os dias.

Mas, afinal, o que é um ecossistema?

Resumidamente, um ecossistema é uma união entre empresas de um mesmo setor ou com o mesmo propósito empresarial que proporcionam uma oferta de serviços e produtos aumentada, facilitada e com mais dinamismo para seus clientes e prospectos. Com outras palavras, são empresas que se unem para um mesmo fim: oferecer em um mesmo atendimento, uma gama de serviços muito mais ampla.

Não estamos falando de investimentos, fusões etc. Isso pode gerar confusões. Como um ecossistema biológico, as empresas continuam operando em sua individualidade, mas possuem essa interação para aumentar a visão holística do setor que operam. Um fornecedor único com capacidade de várias empresas.

No caso da M&CO, um dos primeiros ecossistemas especializados em infraestrutura e cenografia para eventos, estamos trabalhando com cinco outras grandes empresas para oferecer aos promotores de Eventos a possibilidade de, com um mesmo fornecedor, escolher uma montagem de estandes em sistema, cenografia, tendas, ar condicionado e móveis de dois estilos. Tudo mais fácil e prático.

Para as empresas, significa ganhar aliados e uma troca permanente de expertise. São mentes brilhantes que estão sempre dispostas a trazer novidades e inovação para o setor em que atuam. Em um mundo que nos exige diariamente por flexibilidade, colaboração e adaptação, um ecossistema pode representar um futuro promissor e uma visão exponencial do mercado.

E você? Está preparado para um futuro colaborativo através de Ecossistemas empresariais?

Pedro Luís Torrano é Sócio-diretor da Triart - pedro@triart.com.br - e publica toda terceira semana do mês.