O processo de elaboração do Plano começou em 2014 com o balanço do período anterior, além do levantamento de dados, pesquisas, definição de linhas de atuação e o resgate de demandas do trade turístico. Os principais objetivos da edição de 2015 - 2018 são:
- Estimular a compreensão da atividade turística na cidade, destacando sua capacidade no desenvolvimento social e econômico e trabalhando a valorização do morador;
- Inserir a pauta do turismo na agenda política municipal, estreitando as relações e propondo programas em conjunto com outros órgãos municipais;
- Aumentar o número de turistas na cidade, seu gasto e tempo de permanência;
- Consolidar São Paulo como destino global e principal da América Latina, tanto no segmento de eventos e negócios como também no turismo de lazer, explorando sua vocação de cidade criativa;
- Promover o destino São Paulo, incentivando sua comercialização, destacando a qualidade de seus serviços e a experiência do turista.
O material ainda traz informações sobre princípios norteadores, eixos de atuação, propostas para o futuro e detalhes de projetos especiais. A edição estará disponível para download no site cidadedesaopaulo
Para o secretário Municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a edição 2015 - 2018 do PLATUM reflete a boa atuação que o turismo paulistano vive hoje. "A pasta de turismo vem ganhando importância e mostrando que é possível atingirmos um patamar elevado. A proposta de inserir a pauta do turismo nas principais demandas do município, integrando cada vez mais as ações com outras secretarias, associações e órgãos, é um grande passo", diz.
Outras ações
Após a exposição do Plano Municipal de Turismo, outras ações ligadas ao turismo paulistano foram apresentadas durante a sessão. Houve a assinatura do Protocolo de Intenções com a Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), representada no ato pelo presidente da entidade e prefeito da cidade de Socorro, André Eduardo Bozola.
Na sequência, a chefe de Gabinete da SPTuris, Anna Luiza Fonseca, falou sobre o desenvolvimento de atividades e a participação de São Paulo nas Olimpíadas e Paralímpiadas Rio 2016. Ela comentou sobre a possibilidade de algumas delegações se hospedarem em São Paulo para aclimatação e também das partidas de futebol masculino e feminino que devem acontecer na Arena Corinthians, iniciando antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. Anna Luiza também disse que o revezamento da Tocha Olímpica passará por São Paulo e a ideia é colocar no trajeto alguns dos principais pontos turísticos da capital paulista.
O encontro foi encerrado com a apresentação da pesquisa realizada com os participantes da Convenção Internacional Rotary, que ocorreu no Anhembi na última semana. A exposição foi feita pelo Observatório de Turismo e Eventos (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris) e o levantamento já está disponível na íntegra no site observatoriodoturismo.
Nota do Editor:
Na apresentação do Platum, três observações:
1. Gráfico na página 30 indica que eventos na cidade geram um faturamento de R$11,3 bilhões, o que não condiz com a informação constante na página, R$16,3 bilhões, dados da Ubrafe, referente somente às feiras realizadas na cidade de São Paulo. Ou seja, o faturamento dos eventos realizados em São Paulo certamente são no mínimo os R$16 bi indicados pela Ubrafe, mais todos o faturamento decorrente de congressos, shows, eventos esportivos etc. realizados na cidade.
2. Dentre os objetivos não constam:
a) O destino que será dado ao Anhembi Parque.
b) Carente de um centro de convenções à altura da Capital dos Eventos não é mencionada, nem a sua construção mencionada como objetivo.
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SPTURIS ESCLARECE
Em resposta aos questionamentos do editor citados na matéria “São Paulo lança seu Plano Municipal de Turismo” no portal Eventos, a respeito do faturamento com turismo em São Paulo (dados divergentes) e projetos futuros do Anhembi, a São Paulo Turismo esclarece:
- No Plano Municipal de Turismo (PLATUM 2015-2018) são mencionados dois valores distintos com relação à movimentação econômica com turismo na cidade. Na página 30, o montante citado de R$ 11,3 bilhões refere-se a receitas com o turismo na cidade de São Paulo (fonte: Observatório de Turismo e Eventos). Já na página 37, menciona-se que as feiras de negócios geram R$ 16,3 bilhões em impacto econômico, sendo R$ 9 milhões em investimentos feitos pelos promotores, montadores e expositores e R$ 7,3 bilhões em recursos gerados nos setores de hospedagem, alimentação, compras, transporte aéreo, terrestre, lazer e alimentação. (fonte: UBRAFE). Vale ressaltar que receita e impacto são indicadores diferentes. O impacto envolve, além de receita, investimentos diretos e indiretos, emprego, demanda, impostos, oferta, entre outros. Enquanto isso, considera-se por receita apenas o montante de gastos dos visitantes na cidade, incluindo não somente o turista de negócios, mas todos aqueles que vêm à capital paulista.
- Quanto ao destino que será dado ao Anhembi informamos que uma série de projetos estão em andamento. O Anhembi completa 45 anos este ano e ainda é o maior complexo de eventos e exposições da América do Sul, além de ser o mais antigo e tradicional da cidade. Para manter a qualidade e a liderança, o complexo precisa de modernização e investimento, por isso, dois chamamentos públicos foram lançados e estão em andamento, sendo um para ampliação e modernização do Anhembi (chamado do Novo Anhembi) e o outro para construção de uma Nova Arena Indoor multiuso.
Beatriz Oliveira
Assessoria de Comunicação
São Paulo Turismo
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RESPOSTA DO EDITOR
1. Quanto aos dados do Platum, concordo com sua explicação, no entanto, o importante é que havendo dois dados, a SPTuris optou por destacar, dando conotação de oficial, o valor menor. No caso, o que se espera da SPTuris é que seu Observatório promova estudos que detectem o impacto total do segmento eventos e turismo na economia da cidade.
2. Apesar de termos dúvidas sobre o acerto das propostas contidas nos chamamentos públicos referidos, salienta-se que os mesmos não constam do Platum (Plano Municipal de Turismo) como é desejável.
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