Na última terça-feira, 5 de agosto, a Arena Brazil Promotion foi palco do Seminário Prêmio Caio, durante a feira de marketing promocional e negócios B2B, Brazil Promotion. O evento reuniu profissionais e marcas premiadas em uma série de painéis e apresentações que destacaram o papel estratégico das premiações no mercado.
A abertura oficial aconteceu às 14h, com Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, subindo ao palco para anunciar que o Prêmio Caio 2025 ocorre no dia 8 de dezembro e está com inscrições abertas até o dia 10/08 com apresentações de cases até 30/08. O evento acontecerá no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, com espaço para até 1500 pessoas.
Em seguida aconteceu a palestra “Premiar para Inspirar: incentivos que movem pessoas e negócios”, conduzida por Gilmar Pinto Caldeira, Grownt Partner da Sobratur e CEO da Ignix. O executivo compartilhou insights sobre como prêmios e reconhecimentos podem ser usados como ferramenta para engajar equipes e impulsionar resultados, com exemplos de ações que conectam propósito, marcas e performance. “A premiação é uma consequência do reconhecimento que o seu trabalho tem. Isso é o que nos move. Hoje, em um mundo tão robotizado, a única coisa que nos separa e diferencia no mercado, é a criatividade, e além disso, quando falamos de premiação, é claro que estamos falando, também, de viagens de incentivo. Dá para ser criativo em diversos pontos de cases para concorrer a premiações”, afirma.
Em seguida, a programação deu voz aos cases vencedores do Prêmio Caio 2024, divididos em três blocos, que revelaram estratégias criativas de live marketing, experiências, ativação de marca e eventos corporativos de alto impacto. Entre os destaques, estiveram Juliana Célia, da ELKIS18, com a pré-estreia do Carmed com o Cometa na Estrada; Milena Sakamoto, da Eventesse, com o desafio Marrakech da Vibra Energia, que afirmou que "a premiação só valida aquilo que a gente já acredita, aquilo que a gente tem de melhor. O que deixa marcas".
Rose de Paula, da Expertise Group, apresentou a ativação da Vivo na WSL, e contou: "Além do espaço de convivência na praia, em Saquarema, existia um Lounge e uma piscina de ondas como ativação de marca". Ana Carolina Medeiros, da MM Eventos, trouxe a ação da Colgate no The Town e Camila Mader, da Momento Viagens, com evento na África do Sul, além, é claro, de outros incríveis projetos premiados de empresas como TSBetc, Yazo, Serasa Experian, Orígeo, EDP e Yo! Group.
“E o prêmio vai pra quem?”, foi uma palestra apresentada por Dil Mota, que trouxe como convidados Júlio Andery e Anna Karina, para debater como o reconhecimento em premiações pode ser uma alavanca poderosa para carreiras e negócios, indo além do troféu para gerar valor estratégico.
“Porque o prêmio é bom pra todo mundo? O prêmio é o reconhecimento de uma excelência de uma equipe, a consagração de um trabalho e de uma postura. E vem para ajudar, para chacoalhar a sua vida. Só não pode ser a todo custo. São validadores de múltiplas formas. Não é se é como é isso faz toda a diferença”, afirmou Júlio Andery.
Anna Karina responde a pergunta de Dil Mota sobre o prêmio aumentar o salário. "Deveria, e em alguns casos sim, mas não. Sou mulher em um mercado criativo de maioria homem, e no Cannes, o meu dupla virou o meu chefe. Parabéns pra ele, mas numa época em que ser mulher era muito difícil, eu tava de licença maternidade, e pra eu aumentar o meu salário eu tive que sair", contou.
Dil afirma, ainda, que “uma das coisas mais importantes para ganhar um prêmio é a emoção”.
"Eu não acredito que um americano ou europeu conseguiria fazer o que nós fazemos, porque o povo brasileiro é muito criativo. O impossível vira possível porque nós somos brasileiros! Parabéns à todos", afirma Sergio Junqueira, no fim da palestra. Ele aproveita, ainda, para incentivar os estudos e a leitura no país, falando sobre os livros da Coleção Conecta Eventos: "A importância da leitura e a importância da leitura do nosso negócio é crucial para nos tornarmos os profissionais que inspiram os outros. Todos os livros dessa coleção são sobre áreas da indústria de eventos para inspirar e conectar vocês", disse.
"Nosso desafio é pertencer. Realmente estar no coração desse público é estabelecer uma conexão genuína com a tradição e o legado desse agricultor", afirmou Lyha Kupfer.
Eduardo Frezarin, CEO da Yazo foi quem encerrou o dia de conteúdos apresentando o case 'Lançamento do Yazo.club no RD Summit'. Eduardo indaga, já no inicio de sua apresentação, a pergunta: 'Será que patrocinar eventos gera negócios?', e a resposta chega através de inúmeros dados e informações sobre o mercado, que contribuem diretamente para fortalecer a relevância estratégica dos eventos presenciais.
Durante sua apresentação, Frezarin trouxe um 'Panorama dos Eventos Presenciais no Brasil', que mostrou 25 milhões de empregos gerados de forma direta ou indireta; 590.000 eventos por ano no Brasil; Cerca de 10.000 espaços de eventos disponiveis para negócios; 12,93% do PIB nacional; um impacto econômico total de R$ 936 bilhões; e um fator multiplicador de eventos onde a cada R$1 investido gera R$35 em negócios.
O CEO da Yazo escolhe, também, a Agrishow para dar continuidade à resposta de seu questionamento. A feira é citada como prova concreta do potencial dos eventos presenciais para movimentar grandes volumes financeiros e fomentar o setor produtivo, uma vez que os negócios gerados e as intenções de compra ultrapassaram R$ 13,2 bilhões durante o evento. Sua apresentação comprova que os eventos presenciais são extremamente relevantes para a economia, além de oferecem leads mais qualificados e relacionamento direto com o público, algo que mídias digitais não conseguem replicar com a mesma eficácia.
A participação do Prêmio Caio na Brazil Promotion 2025 consolidou seu papel como agente de valorização da excelência na indústria de eventos e marketing, promovendo troca de experiências entre profissionais, criativos e gestores de marcas líderes.
Confira algumas imagens por Polly Eventos:

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