Perú se prepara para o Birding Rally Challenge 2013

O país receberá competidores do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e África do Sul

O Birding Rally Challenge, competição única no mundo, reunirá os mais importantes observadores de aves de vários países (birdwatches), entre os dias 11 e 18 de junho no Perú, para recorrerem o circuito turístico do norte da Amazônia de 11 a 18 de junho.

O campeonato se desenvolverá por grupos que deverão pecorrer a maior quantidade de habitates em uma área geográfica determinada, durante um tempo estipulado pela organização e observar a maior quantidade de aves, a região escolhida se caracteriza por abrigar o maior número de aves endemicas do Perú.

Durante oito dias seguidos, os participantes vistarão as regiões de Lambayeque, Cajamarca, San Martín e Amazonas, permitindo conhecer a biodiversidade da região e do país.

O Ministro do Comércio Exterior e Turismo do Perú, José Luis Silva Martinot, comentou que o evento tem o objetivo de promover o turismo de natureza e a especialização na atividade de observação de aves, em particular, e que através de este tipo de turismo é possível contribuir com a inclusão social das comunidades envolvidas.

Além disso, o ministro reforçou que para o Perú, atividades como o Birding Rally Challenge contribuem para o aumento de forma sustentável do ingresso de divisas ao país e à distribuição de ingressos através do turismo interno e receptivo. São esperados para este ano, mais de 20 mil observadores.

O Birding Rally Challenge é organizado pelo Ministério do Comércio Exterior e Turismo ( MINCETUR), a Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e O Turismo ( PromPerú), ONG Inka Terra Association ( ITA) e a Oficina de Gestão do Destino Nor Amazônica (OGD).

Retrospectiva:

Em 2012 os grupos participantes do Birding Rally Challenge viajaram a través da Selva Baixa e Alta do Perú desde Porto Maldonado, pasando por Ruta Interoceânica até chegar nos Andes em Cusco onde caminharam por Ollantoytambo e Machu Picchu durante seis dias, o grupo LSU – Tigrosomas procedente dos Estados Unidos da América foram os ganhadores do Prêmio John P. O’Neil, por ter conseguido observar 493 aves.

O Perú Possui grande potencial para este tipo de competição devido ao fato de ele ocupar o segundo lugar no mundo em concentrar o maior número de aves (1.837), sendo 120 edemicas, ou sejá espécies encontradas apenas no Perú.

Mais detalhes visite www.birdingrallychallenge.com.

PROMPERÚ

A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PromPerú) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.


Fonte: Grupo Máquina PR