Noite de Autógrafos do livro Fake News – O Poder da Mentira na Sociedade Contemporânea'

Visando provocar reflexão crítica, obra de Raimundo Peres e Edmundo Monteiro incentiva pensamento autônomo em tempos de desinformação e já está à venda em grandes plataformas

O livro “Fake News – O Poder da Mentira na Sociedade Contemporânea”, dos autores Raimundo Peres e Edmundo Monteiro foi oficialmente lançado. Publicado em maio pela Editora Appris, o e-book, que em breve contará com uma versão impressa, convida o leitor a questionar o modo como a realidade é construída por manchetes, discursos e conteúdos midiáticos. 

Com uma abordagem clássica, que mescla psicologia, sociologia e mídia, a obra analisa questões como: A mentira como ferramenta histórica e cultural, ou seja, um “atributo de preservação” social; A disseminação de notícias falsas nas redes e seus impactos cognitivos no comportamento coletivo; A banalização das notícias falsas e a “pós-verdade”, que desloca o debate da objetividade factual para crenças individuais. 

Cada capítulo trás uma provocação sobre como falar a verdade, em tempos de mentira, é um ato revolucionário. Os autores do livro são Raimundo Peres, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, o que reforça seu engajamento intelectual em temas de grande relevância social e Edmundo Monteiro de Almeida, um dos autores da coletânea Evento de Incentivo, integrante da Coleção Conecta Eventos, o que o posiciona como referência na produção acadêmica relacionada à organização de eventos. A obra já pode ser adquirida nas principais plataformas de vendas, como a Amazon, Editora Appris, Shopee e Americanas. 

Noite de Autógrafos

Dia 25 de Agosto - 19 horas
Livraria Martins Fontes
Av. Paulista 509 - Bela Vista


Informações sobre o livro: 

Editora: ‎ Artêra Editorial | Editora Appris
Data da publicação: ‎ 13 maio 2025
Edição : ‎ 1ª
Idioma: ‎ Português
Número de páginas: ‎ 176 páginas
Ranking dos mais vendidos: Nº 68.409 em Livros e Nº 4.740 em Educação, Referência e Didáticos
Sinopse: Mentir é fácil, principalmente se for comparada com outras formas de ganhar poder, de levar vantagem. A mentira tem servido ao longo da vida, como uma necessidade, um atributo para em determinadas circunstâncias, proteger o ser humano. Mentir para um grande número de pessoas, é um ato cultural, uma necessidade social utilizada para não ferir os sentimentos de outras pessoas. Mentir é um processo psicológico instintivo de preservação social. Um mundo sem mentiras é utopia. Omitir informações verdadeiras é diferente de valorizar e transmitir informações falsas como se fossem verdadeiras, manipulando e dissimulando particularidades. Neste livro procurou-se mostrar sérios problemas no estudo do comportamento cognitivo na utilização da mentira, ainda que seja a mentira atávica, ninguém a aceita, mas todo o mundo convive com ela. “Fake News – Em tempos de mentira, falar a verdade é um ato revolucionário”, urge se compreender as complexidades envolvidas na disseminação de informações falsas e seu impacto na sociedade moderna. Portanto neste livro, procurou-se descrever o comportamento sociológico da mentira. Um fenômeno global que vem transformando radicalmente a comunicação nas redes sociais a todos os níveis. No Brasil, não é diferente, aqui ninguém está isento ao perigo de falsas crenças, porém aqui convivemos politicamente com outro problema, a judicialização e a politização da informação, a banalização da mentira, do comportamento, importância e o significado da democracia. A mentira é qualquer forma de comportamento que forneça informações falsas ou prive alguém das verdadeiras. Mentir pode ser um ato consciente ou inconsciente, verbal ou não verbal, declarado ou não declarado. Segundo Rui Barbosa a mentira é multípara. Os seus germens, uma vez postos em contato com o meio favorável, multiplicam-se aos milhões, como esses micróbios invisíveis que nos envenenam a água e o ar, o pão e o sangue.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.