Agência de marketing fatura 15% do previsto para o ano com festas de São João

As principais festas de São João acabaram há algumas semanas e, desde então, as partes envolvidas na organização dos eventos já perceberam um saldo positivo em seus balanços.
Ativação da Estalo para a Nestlé no São João

As principais festas de São João acabaram há algumas semanas e, desde então, as partes envolvidas na organização dos eventos já perceberam um saldo positivo em seus balanços. A Prefeitura de Caruaru, por exemplo, informou que a cidade movimentou R$ 737,6 milhões e recebeu mais de 4 milhões de pessoas. No Estado de Pernambuco, a receita turística bruta ultrapassou R$ 1,1 bilhão.

Em 2025, a Estalo, agência de marketing 360º, conquistou 15% do seu faturamento anual com o trabalho realizado nas festas de São João. A agência foi responsável por entregar 13 ativações para 10 marcas ao longo das festas de Caruaru-PE, Campina Grande-PB, Maracanaú-CE e Mossoró-RN, por exemplo. As operações com marcas como Deline, Stone, Farinha Láctea, Pepsi, Mucilon, Nescafé, Nescau, Engov e Comfort renderam emprego para quase 150 colaboradores e impactaram mais de 3 milhões de pessoas.

Os números deixam claro a grandeza que as festas de São João alcançaram. E se alguma marca ainda não introduziu essa data em seu cronograma de ativações, já está na hora de fazer um lembrete no mês de junho no calendário de 2026. Isso porque os festejos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, possibilitam uma variedade de oportunidades para os grandes players do mercado impactarem seus consumidores.

A Nestlé, por exemplo, a partir de ativações das marcas Farinha Láctea e Mucilon, animou o São João de, pelo menos, 160 mil pessoas que participaram das ações em seus estandes em Campina Grande e em Caruaru; e entregou aproximadamente 100 mil brindes. E quem orquestrou todo esse trabalho foi a agência de marketing 360°, Estalo, que marca presença nas festas de São João há 18 anos com ações voltadas à valorização da cultura regional.

E não tinha como ser diferente. A sócia-fundadora da Estalo, Maíra Holtz, vive os festejos desde seu primeiro ano de vida. Nascida em Valença, no interior da Bahia, cresceu “onde as portas das casas ficavam abertas, os vizinhos compartilhavam comidas típicas, e a comunidade inteira se reunia em torno da fogueira e da praça”. Para ela, o São João é muito mais do que uma oportunidade para a agência, mas sim um momento de visibilidade de suas raízes para o Brasil inteiro e da potência da cultura regional para as grandes marcas.

Na Estalo, priorizamos construir experiências autênticas, respeitando narrativas e fortalecendo, através do nosso trabalho, a identidade cultural do nosso território. Mais do que organizar eventos, nosso objetivo é gerar valor para os envolvidos e impulsionar o São João como um dos maiores movimentos culturais e de mercado do país”, explica Maíra Holtz.

O caminho para o faturamento

Uma das novidades para o São João de 2025 por parte da Estalo foi a criação da plataforma “A Rota São João”, que surgiu para unir cultura, entretenimento e marcas de forma estratégica. A agência passou por diversas cidades do Nordeste levando não só o conhecimento técnico - planejamento logístico, gestão de fornecedores, controle orçamentário, operação de palco, segurança, atendimento às normas técnicas e responsabilidade socioambiental - mas também a legitimidade cultural.

Maíra destaca: “eventos como o São João não são apenas entregas operacionais. As ações envolvem curadoria, entendimento sociológico, gestão de experiência, ativação sensorial e, acima de tudo, profundo respeito às tradições e aos símbolos locais”. Uma das apostas da agência nesse sentido também foi o investimento em marketing de influência com personalidades locais de Maracanaú (Carlos Yuri) e da Paraíba (Lizandra Vasconcelos).

Valorizar profissionais e empresas regionais não é apenas uma escolha afetiva; é uma decisão estratégica, que garante mais aderência cultural, mais eficiência na operação, mais conexão com o público e mais entrega de valor para todas as partes envolvidas”, finaliza a sócia-fundadora da Estalo.

Fonte: Assessoria