Algumas das grandes novidades e atrações da 28ª edição do Natal Luz de Gramado vão poder ser conferidas pelo público num projeto de decoração único e que promete ser o maior de todas as edições. Completamente revitalizada, a decoração de rua e os grandes espetáculos prometem um show ainda mais inesquecível. Para isso, ampliações de carga na rede elétrica, melhorias de infraestrutura, que vão desde as arquibancadas, toldos e componentes como fontes e coberturas foram avaliados e projetados por técnicos de engenharia que pela primeira vez integram a organização do Natal Luz. Tendo à frente desses trabalhos os engenheiros Civis, Greice Pereira Wieczinski Berti e Marcos Ramos Oliveira, todo o Projeto do Natal Luz foi avaliado em todos os seus componentes primando com isso a qualificação e segurança envolvida.
A engenheira Greice destaca que em um primeiro momento foram realizados os memoriais descritivos de tudo, com uma avaliação sistêmica e especificação de todos os itens que compõem os espetáculos do Natal Luz, como por exemplo, chafariz do Lago Joaquina Bier, toldos, arquibancadas e até mesmo os cabos para acrobacias aéreas e as questões de PPCI`s (Plano de Prevenção contra Incêndio), contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, “que sempre se colocaram a disposição e colaboraram com o desenvolvimento dos trabalhos, em especial um agradecimento ao Capitão Mauricio Ferro Corrêa e ao Sargento Miguel Oliveira de Souza que auxiliaram muito nesse quesito” salientou Greice.
Um dos grandes destaques dessa edição é a decoração que será realizada nas ruas da cidade. A licitação foi vencida por uma empresa especializada em decoração de natal sediada em Recife, e que tem como sócios uma empresa italiana, especialistas em decoração com iluminação led. “Foi feito um projeto de decoração para as avenidas e que está focada muito na visualização noturna, abrangendo estruturas de alumínio e instalações elétricas, todas com o apoio do corpo técnico de engenharia, que conta com um estudo minucioso sobre as instalações e promete ser um dos maiores destaques dessa edição” destacou Marcos Oliveira.
Para isso, foi realizado um projeto de aumento de demanda de carga de todos os eventos junto com a RGE, num esforço conjunto para a sua realização entre a Prefeitura Municipal de Gramado e Gramadotur, que formalizaram o pedido de reforço da carga, que equivale a um aumento médio superior a 10%. Além do aumento da carga elétrica os espetáculos contarão com apoio de geradores para suprir a demanda caso necessário.
Entre as principais novidades em infraestrutura também estão as novas arquibancadas dos grandes espetáculos, cobertura da Fábrica de Natal e a nova fonte do Lago Joaquina Bier que integra o espetáculo Nativitaten e o Natalis com a possibilidade de uso durante o ano. A fonte veio de Belo Horizonte. Já a Vila de Natal teve toda a pavimentação executada além da reforma das casas, “essa reforma compreendeu ainda a execução de novas instalações elétricas”, disse Greice.
As arquibancadas dos espetáculos Nativitaten e Fábrica de Natal vão contar com uma estrutura tubular galvanizada com assentos em compensado naval antiderrapante possibilitando mais segurança e conforto ao público.
A Fábrica de Natal contará com uma cobertura de 3.500 m² em vão livre facilitando assim o deslocamento do público, sendo toda a sua estrutura galvanizada e tecido sintético com tratamento químico contra raios UV e auto extinguível (que não propaga chamas). “Na Fábrica, o toldo foi ampliado para proteção de público em atenção às rotas de fuga, pensando na questão de segurança e para proporcionar mais conforto em caso de chuva”, destacou Marcos. Outro dado curioso é sobre os cabos de segurança para as acrobacias aéreas do espetáculo que chegam a ser trocadas de cinco a seis vezes por temporada. “E isso tudo compreende esse trabalho minucioso de engenharia que muitas vezes passa despercebida nos bastidores e que é fundamental para a segurança e sucesso do evento”, concordam os engenheiros, que ainda fazem um agradecimento especial a duas pessoas: “O trabalho não estaria completo sem o apoio do Remi Arnold com 19 anos de Natal Luz e o Cristiano Felipe dos Santos com dez anos de evento, sem a ajuda deles ia ficar difícil”, destacam Greice e Marcos.
Para o Presidente da Gramadotur, Rogério Poloni, todo este investimento feito em infraestrutura foi muito pensado. “Consideramos a imensa quantidade de turistas que visitam Gramado no período de Natal e que não visitam os nossos espetáculos, ou seja, 1,5 milhões de visitantes contra 360 mil ingressos disponíveis, diante destes dados e pensando em presentear nossos moradores, trouxemos este formato inovador de decoração nas via públicas de Gramado e vamos harmonizar este projeto com o nosso querido projeto Pet de decoração natalina, tão tradicional e reconhecido pela sua inovação na época”, destaca Poloni.
Após o encerramento do Natal Luz está prevista a desprodução dos elementos decorativos e a reintegração dos espaços, como sempre ocorreu nos últimos anos de Natal Luz. “Temos a convicção que o projeto de decoração deste ano será inovador, audacioso e que ficará marcado na lembrança de todos os nossos visitantes e moradores de Gramado”, conclui Rogério Poloni.
Comentários