De 5 a 8 de junho, a Núcleo da Ideia, agência carioca que atua há mais de 20 anos no mercado como um hub de criação, estará com a atenção voltada para um projeto especial, a ExpoRio Turismo, que chega à quarta edição, promovendo uma imersão nos segmentos de negócios, cultura, gastronomia e entretenimento, com ações diferenciadas junto ao público. O evento, gratuito, acontece no Complexo Lagoon, na Lagoa, reunindo os 92 municípios do Rio, que se dividem em 12 regiões turísticas e apresentam as belezas naturais e a cultura de cada lugar.
Responsável pelo evento como um todo, desde o planejamento e organização até a execução e acompanhamento, a Núcleo da Ideia atua diretamente na criação dos diferentes espaços direcionados ao trade turístico.
O trabalho contempla identidade visual, ativações de marca, experiências sensoriais e imersivas e estruturação dos cinco ambientes: Plenária, onde são realizadas as palestras e debates sobre a cadeia de turismo, favorecendo o networking entre os participantes; Regiões dos Municípios, focada na promoção dos destinos turísticos fluminenses, destacando atrativos e potenciais; Vivências do Rio, uma feira de artesanato que evidencia a produção artesanal de cada região; Espaço #TônoRio, uma imersão nas belezas naturais do Estado do Rio com experiência sensorial multimídia nos eixos temáticos Sol, Relevo, Natureza, Gente e Memória; Orla #TônoRio, com atrações diversificadas para toda a família; Boulevard Gastronômico, que reúne o melhor da gastronomia regional, e ainda o Palco Rio, com shows musicais.
“A Núcleo da Ideia criou uma nova identidade visual para a marca Rio, que vem a ser a oficial do estado e, com ela desenvolveu todo um conceito gráfico e expositivo que está atrelado à comunicação das iniciativas concebidas pelo Governo do Rio. A ExpoRio Turismo é uma destas iniciativas em que cuidamos do design da linguagem e de todo o operacional do evento. Para a sua realização, fizemos todas as ativações do Complexo Lagoon, transformando-o em um espaço que comporte todas as ideias que trazemos para esta quarta edição do evento, unindo criatividade e estratégia”, explica Flávio Bidoia, CEO da Núcleo da Ideia.
“Para nós, a ExpoRio Turismo é uma experiência viva do estado do Rio de Janeiro, onde cada região tem voz e protagonismo. Por isso, pensamos em cada detalhe, inclusive fazemos análise de risco de todas as ações propostas para garantir a segurança e a excelência do evento, além do bem-estar dos participantes", ressalta o executivo.
Este ano, são cerca de 20 palestras, 106 participantes no espaço Vivências do Rio e 65 expositores no espaço Regiões dos Municípios, que representa as cidades das 12 regiões turísticas, envolvendo vertentes do setor, como praia, serra, montanha, natureza, patrimônio, ecoturismo, parques, cachoeiras, atividades culturais. Na área do Orla #TônoRio, haverá exposição de Dinossauros direto do Parque de Dinossauros, de Miguel Pereira, muro de escalada e observação de astros e estrelas durante a noite. Para os amantes do turismo de aventura, a escolinha de remo e a aula de kaiak, além da simulação de voo de asa delta.
Idealizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e da Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), a ExpoRio Turismo é realizada desde 2022 e conta com parceria institucional da Fecomércio RJ e apoio do Sesc RJ e Senac RJ. Em formato inédito, integra ações dos setores público e privado, ampliando a oferta turística fluminense.
Um Rio de negócios
A programação deste ano conta com uma agenda voltada para o mundo dos negócios. Ponto de encontro de investidores e empresários do segmento, as plenárias que acontecem durante a ExpoRio Turismo são o local certo para ampliar as conexões e fomentar boas ideias. Este ano, um dos destaques é o encontro com os associados da APRESENTA, entidade empresarial associativa que reúne os representantes da indústria do entretenimento no Brasil.
Um Rio de lazer
Um dos destaques desta edição é a já tradicional presença do Palco Rio, espaço instagramável onde o público da ExpoRio pode interagir com as regiões turísticas do Rio a partir de um material audiovisual desenvolvido pela Núcleo da Ideia, com imagens projetadas que explora as riquezas locais. O palco também apresenta a marca oficial Rio, com design desenvolvido pela Verônica Valle, e recebe os cantores Thiago Martins, Sérgio Loroza, Toni Garrido e Diogo Nogueira, nos quatro dias de evento.
Serviço
Evento: ExpoRio Turismo
Data: 5 a 8 de junho
Local: Complexo Lagoon - Av. Borges de Medeiros, 1424 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
Comentários