Na manhã de 26 de maio, o Palácio Tangará, em São Paulo, foi palco da primeira edição do Innovation Talks by Resorts Brasil & R1, reunindo executivos, gestores e especialistas para refletir sobre os impactos da inteligência artificial nos segmentos de eventos, turismo e hospitalidade.
“A inovação deixou de ser tendência para se tornar necessidade. Trazer esse tema em destaque, em uma associação que alcançou 77 associados — reforça nosso papel de impulsionar soluções concretas para o setor. O Innovation Talks é mais uma entrega de valor da Resorts Brasil ao ecossistema de eventos e hospitalidade”, afirmou Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil.
“Mais do que acompanhar tendências, queremos provocar reflexões, conectar pessoas e transformar demandas em ações concretas. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a inovação como eixo estruturante do turismo nacional”, disse Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil.
“Queremos ir além da tecnologia — o que buscamos é inspirar novas formas de pensar”, pontua Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1. “A parceria com a Resorts Brasil é natural e estratégica. Grande parte dos nossos clientes são resorts, e estar com uma entidade que pensa à frente, como a Resorts e sua liderança, é essencial para sacudir modelos já estabelecidos e provocar a hotelaria a se reinventar. É essa sinergia que dá força ao Innovation Talks.”
O evento teve início com um welcome coffee interativo, seguido pela palestra de Gil Giardelli, especialista em futurismo, economia digital e IA. Em sua fala, intitulada “O Futuro dos Eventos na Era da Inteligência Artificial: Tendências e Oportunidades”, destacou:
“O mundo sempre mudou, mas nunca com a velocidade que está agora. Tudo virou espetáculo — e isso vale para eventos de qualquer porte. Mostrei cases de vários países para ilustrar como a experiência é hoje o maior diferencial. Iniciativas como esta, com curadoria de conteúdo e integração de toda a indústria, mostram o quanto o mercado brasileiro está se tornando mais profissional, preparado e surpreendente.”
Ele também abordou temas como ética e espiritualidade em tempos de tecnologia exponencial: “A maior pergunta hoje não é o que a tecnologia pode fazer, mas o que ela deve fazer. E mais do que isso: como seguimos evoluindo tecnologicamente sem perder nossa humanidade? Como disse o Papa Francisco, Deus não está contra a tecnologia, mas a favor de um progresso que seja integral, humano e sustentável.”
Em seguida, a especialista em comportamento e tendências no turismo, Trícia Neves (MAPIE), conduziu um workshop colaborativo com dinâmicas de cocriação, onde os participantes mapearam desafios reais do setor e propuseram soluções. “Para mim, o ponto central é o coletivo. Pensar o futuro do nosso setor exige reunir diferentes atores, com olhares complementares e vivências diversas. Um evento como este promove esse encontro de perspectivas — e esse é o único caminho possível para transformar o mercado.”
No painel “Como a Inteligência Artificial Está Redesenhando o Setor de Eventos”, mediado por Trícia, participaram Marcel Marin (Palácio Tangará), Karla Fidelis (Neogrid) e Cesar Nunes (Grupo R1). Os painelistas discutiram a otimização de processos, uso de dados para personalização da jornada, assistentes virtuais, leitura facial em tempo real e os desafios relacionados a custo, cultura organizacional e capacitação técnica. A conversa foi encerrada com provocações sobre o futuro, em que “experiência”, “conexão”, “humanização” e “engajamento” surgiram como pilares dos novos eventos.
“O papel da Resorts Brasil é justamente esse: fomentar o pensamento crítico, ampliar horizontes e conectar o setor às pautas que estão moldando o presente e o futuro da hospitalidade. A inteligência artificial é uma dessas pautas — e precisamos enfrentá-la com responsabilidade, colaboração e protagonismo”, afirmou Rodrigo Vaz, vice-presidente comercial da Resorts Brasil.
Thiago Borges, vice-presidente de Relações Internacionais da associação, reforçou: “Esse tipo de proximidade entre resorts e clientes finais é essencial para gerar confiança, fortalecer relações e impulsionar negócios. Relações diretas fazem muita diferença no processo de venda dos nossos produtos.” Ele compartilhou aprendizados de missão técnica à China, onde conheceu soluções como reconhecimento facial e robôs de serviço aplicados à hotelaria.
“Temos um compromisso com a melhoria contínua da experiência nos resorts. E acreditamos que as melhores respostas nascem das perguntas certas. Nosso papel agora é transformar essa escuta em ação, com inteligência, colaboração e responsabilidade”, concluiu Ana Biselli Aidar.
Comprometido com práticas sustentáveis, o Innovation Talks foi certificado como carbono neutro, com verificação independente realizada pela ESG Pulse. Mais do que a neutralização das emissões, a certificação faz parte de uma atuação estratégica da Resorts Brasil voltada à qualificação das práticas ESG nos eventos e na cadeia de fornecedores. A compensação de carbono é apenas mais um passo da associação que segue comprometida com a sustentabilidade, inovação e com as práticas alinhadas às transformações globais. Com mais de 185 participantes, o encontro se consolida como um hub de conexão, inovação e protagonismo para o futuro da hospitalidade.
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