
Maringá pode receber em abril de 2009 o XIX Congresso Brasileiro- Conformação e Trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), uma das maiores competições do país com cavalos da raça. O evento reúne cerca de 2 mil competidores e deve movimentar a cidade.
A candidatura de Maringá como sede do evento foi apresentada à ABQM no último (14), em Bauru (SP), durante a 2ª Copa Campeão dos Campeões da Raça Quarto de Milha e 29° edição do Potro do Futuro, pelo Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), Associação Paranaense de Cavalo Quarto de Milha (APQM) e Sociedade Rural de Maringá (SRM).
De acordo com a presidente da SRM, Maria Iraclézia Araújo, a infra-estrutura do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro deverá ser fator determinante para a escolha de Maringá como sede do evento. "O parque é um dos mais bem estruturados do País para receber esse tipo de evento", garante.
Para Maringá, diz Maria Iraclézia, os ganhos são significativos porque o congresso vai atrair milhares de pessoas para a cidade. "Um evento como esse, com competidores do Brasil todo, representa um aporte econômico muito grande para o município".
Outro lado positivo citado pela presidente da SRM é a divulgação do nome da cidade em várias regiões do país devido a importância do evento. "Maringá ganha muito também nesse sentido".
Segundo o presidente do Maringá e Região CVB, Sérgio Takao Sato, o estado do Paraná é candidato natural a sede do congresso da ABQM por ser o segundo maior produtor de cavalo Quarto de Milha. "E Maringá tem espaço ideal para receber o congresso, um evento que é grandioso e movimentará a economia da cidade com a presença de milhares de competidores e familiares", disse.
O diretor de Equideocultura da SRM, João Antonio Botti Marcelino, diz que Maringá tem todas as condições de receber o evento em abril. "São grandes as nossas chances de sediar o congresso. Estamos lutando por isso, com apoio do prefeito (de Maringá, Silvio Barros) há quatro anos",afirma.
O presidente da Associação Paranaense de Cavalo Quarto de Milha (APQM), Hélio Costa Curta, apoiou a candidatura de Maringá como sede Congresso Brasileiro- Conformação e Trabalho da ABQM."Temos apoio da prefeitura de Maringá para receber o evento e isso é muito importante".
Maringá concorre com Bauru, Avaré (SP) e Londrina. A data de realização do congresso já foi definida pela ABQM. Será de 16 a 21 de abril de 2009. "O público do evento é seleto, constituído, basicamente, pelos próprios criadores da raça", diz Takao.
Provas
No XIX Congresso Brasileiro-Conformação e Trabalho da ABQM são realizadas as provas três tambores, seis balizas, laço em dupla, laço de bezerro, apartação, team penning, rédeas, working cow horse, western pleasure e conformação (modalidades de trabalho).
As provas contemplam cavaleiros que estão no início até os mais experientes. A expectativa é de que 2 mil cavaleiros e aproximadamente 1,2 mil animais participem do evento.
O plantel Quarto de Milha no Brasil é de 328, 8 mil animais (dados de 9 de dezembro de 2008), com valor aproximado de UU$ 728 milhões. São cerca de 53,2 mil criadores. A receita em leilões de Quarto de Milha espalhados pelo País somou, até novembro deste ano, R$ 97,3 milhões, correspondente à licitação de 3.629 cavalos das linhagens de Conformação, Corrida e Trabalho.
(JA)
Comentários