Ex-presidente deixa CE da UFI em protesto as sanções à russos na associação

O indiano Anbu Varathan, parte do 'Trio' presidencial da UFI, Associação Mundial de Promotores de Feiras, veio a público declarar que “não está de acordo com a decisão tomada pelo Comitê Executivo da UFI de punir a comunidade russa de exposições”.

Anbu Varathan, diretor geral e CEO da IMTMA - Indian Machine Tool Manufacturers Association e do BIEC - Bangalore International Exhibition Centre
Anbu Varathan, parte do 'Trio' presidencial da UFI e que atuou como presidente da associação em 2021, renunciou ao Comitê Executivo da associação, após sua decisão de suspender temporariamente o acesso aos eventos e atividades da UFI para membros russos.

Em artigo em sua conta no LinkedIn, intitulado 'Desafios extraordinários exigem abordagens extraordinárias', Anbu anunciou sua demissão do CE e disse esperar que o conflito Ucrânia-Rússia termine em breve. Ele também é diretor geral e CEO da IMTMA - Indian Machine Tool Manufacturers Association e do BIEC - Bangalore International Exhibition Centre (Centro Internacional de Exposições de Bangalore).

Anbu é o primeiro indiano a assumir o cargo de presidente da UFI e atua no Conselho de Administração da UFI desde 2011 e como membro do Comitê Executivo da UFI desde 2017.

O Comitê Executivo da UFI é o órgão máximo da entidade para tomar todas as decisões executivas. Sua reunião extraordinária, convocada em 11 de março de 2022, aprovou por maioria a decisão de suspender temporariamente o acesso aos eventos e atividades da UFI para representantes de organizações membros russas, ao mesmo tempo em que convocava a liderança russa para implementar a resolução da ONU.

Anbu, no entanto, veio a público declarar que “não está de acordo com a decisão tomada pelo Comitê Executivo da UFI de punir a comunidade russa de exposições”. Ele disse que a UFI “sempre deve representar toda a indústria de exposições e sua posição não deve mudar mesmo no conflito russo-ucraniano. O Comitê Executivo da UFI, em suas deliberações e decisões sobre assuntos tão cruciais, deve estabelecer altos padrões”, disse ele.

Anbu acrescentou que apoiou fortemente a abordagem adotada pela Índia pedindo a Vladimir Putin – presidente da Rússia; Volodymyr Zelenskyy – presidente da Ucrânia; lideranças da OTAN e ao presidente dos EUA – Joe Biden “para resolver esta guerra e alcançar a paz através do diálogo e do processo de diplomacia”.

Embora aprecie muito os esforços da UFI em não expulsar membros da Rússia, ao contrário de algumas outras organizações”, ele não apoiou a decisão da UFI de suspender temporariamente o acesso aos eventos e atividades da UFI para representantes de empresas membros russas.

A decisão da UFI de punir as empresas russas, suspendendo o acesso, prejudicaria a “confiança mútua entre os participantes globais da indústria de exposições", disse ele, “o que é de valor mais crucial para a indústria de exposições”.

Após a decisão da Anbu de se demitir do CE, a UFI divulgou uma breve declaração anunciando que Mary Larkin, presidente da Diversified Communications USA e presidente da UFI em 2020, havia sido convocada para se juntar ao trio presidencial da UFI até novembro de 2022.

A presidente da UFI, Monica Lee-Müller, agradeceu à Anbu Varathan por seu serviço à associação, dizendo: “A Anbu estava no comando da UFI em meio à pandemia, fazendo um esforço especial para aumentar o trabalho de defesa da UFI. Em nome de toda a comunidade UFI, quero agradecê-lo por seu trabalho incansável".

Fonte: EXHIBITION WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.