UFI: sessão extraordinária do Comitê Executivo suspende temporiamente membros russos de seus eventos e atividades

Em sessão extraordinária, CE da revisou as ações tomadas pela UFI - Global Association of the Exhibition Industry desde o início dos ataques a Ucrânia, começando com a declaração inicial no primeiro dia da ação militar russa e o foco posterior na assistência humanitária.

Kai Hattendorf, diretor administrativo e CEO da UFI
O Trio de Presidentes passados, presentes e futuros da UFI - Global Association of the Exhibition Industry convocou uma reunião extraordinária do Comitê Executivo da associação, que concordou em novas medidas como resultado da situação na Ucrânia.

A sessão extraordinária revisou as ações tomadas pela UFI desde o início dos ataques, começando com a declaração inicial no primeiro dia da ação militar russa e o foco posterior na assistência humanitária. O comitê reconheceu o trabalho de muitos membros da UFI em toda a região, que forneceram apoio aos refugiados. Desde a conversão de locais em abrigos para refugiados, até o fornecimento de suprimentos de toda a Europa, o nível de ajuda e solidariedade de empresas e profissionais do setor foi excelente, observou o comitê.

Em 1º de março, a UFI fez um pedido de doações para apoiar melhor o trabalho de instituições que ajudam no local – a Cruz Vermelha Internacional, UNIFEC e ACNUR. Agora, o comitê decidiu lançar uma chamada consolidada para doações por meio da associação.

Como uma associação empresarial global, os estatutos da UFI declaram que a organização não é política, mas o Comitê Executivo declarou o seguinte:

A missão da UFI é impulsionar a colaboração dentro da indústria de exposições e eventos de negócios. Como tal, nossa associação, juntamente com todas as organizações internacionais colaborativas, conta com uma base de respeito por todos os indivíduos e adesão a uma ordem baseada em regras. As ações militares lançadas pelo governo russo na Ucrânia contradizem nossos princípios mais fundamentais. Eles não podem ficar de pé. A Assembleia Geral da ONU, em uma rara sessão de emergência, aprovou uma resolução que estabelece um caminho para acabar com essa agressão e restaurar a paz na região, com uma esmagadora maioria”.

Com base nessa resolução, o Comitê Executivo comunicou que tomou as seguintes decisões:

  • UFI condena as ações militares ordenadas pela liderança russa e apela à liderança russa para implementar a resolução da ONU.
  • A UFI suspenderá temporariamente o acesso aos eventos e atividades da UFI para representantes de empresas associadas russas.
  • A UFI não tem acordos de patrocínio em andamento com empresas russas e não entrará em nenhum novo acordo.
  • A UFI não tem eventos ou atividades no local planejadas na Rússia e não concederá nenhum evento da UFI ou atividades no local para a Rússia.
  • A UFI continuará a destacar e apoiar as ações humanitárias empreendidas pelos membros para apoiar as pessoas que sofrem com este conflito.

A UFI disse que seu Conselho de Administração completo revisará e adaptará, se necessário, esse conjunto de disposições em sua próxima sessão em oito semanas, antes da Conferência Europeia da UFI em Poznan, na Polônia. "Sou grato pela liderança de nossa associação, vinda de 12 países/mercados de todo o mundo, para chegar a esta resposta clara - a postura não-política da nossa associação ao mesmo tempo em que defende a humanidade. UFI significa humanidade e, portanto, #standwithukraine. No fundo, nossa indústria é sobre pessoas, e a UFI está aqui para conectar pessoas. Também entendemos que devemos diferenciar as ações da liderança russa e do povo russo. Neste momento, devemos nos concentrar em acabar com as atividades desumanas. Neste momento, devemos nos concentrar no apoio humanitário de emergência, para ajudar o maior número possível de indivíduos, como indústria. Só então podemos usar o papel dos eventos para ajudar a curar o humano, o cultural", disse Kai Hattendorf, diretor administrativo e CEO da UFI, comentando as decisões do Comitê Executivo.

WTM LatinAmerica mantem russos na feira de abril

"Lamentavelmente, a WTM LatinAmerica mantem no Catálogo de Expositores o órgão oficial de Moscou (Moscow Project Office Development) e o Bolshoi Tourism, malgrado a decisão das principais entidades da indústria de eventos e turismo de excluir as empresas, entidades e organizações governamentais russas de todos os eventos. A decisão é inexplicável, quando empresas como Boing, Airbus e até a brasileira Embraer deixaram de fornecer reposição de peças às aeronaves russas, assim como a grande maioria das companhias aéreas do mundo, inclusive as brasileiras, não mais voam para destinos russos


Fonte: EXHIBITION WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.