Nesta sexta-feira, a prefeitura da capital entregou ao governo gaúcho o terreno onde será realizada a extensão do pavimento. Com isso, a Infraero poderá ganhar a posse da área e o sinal verde para começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.
A área estava ocupada irregularmente há cerca de 10 anos, embora a ampliação estivesse prevista quando da abertura do novo terminal do Salgado Filho, inaugurado em 2001. Atualmente, a pista tem 2.280 metros e passará para 3.200 metros após a intervenção.
A obra deve permitir novos voos de passageiros diretos entre Porto Alegre e destinos intercontinentais, como Estados Unidos e Europa.
Remoção
Havia cerca de três mil residências situadas na cabeceira da pista, divididas entre as vilas Dique e Nazareth. Até agora, 434 famílias já foram transferidas para loteamentos habitacionais, o suficiente para início das obras.
A operação, no entanto, ainda depende do Exército, que está fazendo uma revisão do projeto executivo, orçado até agora em R$ 219 milhões, que inclui drenagem e ampliação da área de taxiamento de aeronaves.
Segundo o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, a equipe do Exército tem 90 dias para encerrar o trabalho, período que se encerra no final de março. A obra poderá ser conduzida pelas Forças Armadas ou por uma construtora.
“Esta questão está sendo tratada em Brasília. Por enquanto, tudo é possível”, diz Herdina. O superintendente acredita que a intervenção deve começar ainda no primeiro semestre de 2011 e deve levar dois anos para ser concluída.
Comentários