41º CIOSP destaca-se por conteúdo científico, tecnológico e de negócios

Com mais de 105 mil inscritos, o evento contou com cursos em uma grade científica oficial super abrangente, inúmeras palestras oferecidas pelas empresas e mais de 350 expositores apresentando produtos, serviços e soluções inovadoras

Congresso ocorreu no Expo Center Norte em 2024

O 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado de 24 a 27 de janeiro de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi um verdadeiro sucesso. Além de cursos, palestras, exposição de inovações, shows e sorteio de prêmios, o evento promoveu o networking, a parceria e o desenvolvimento do setor. A diversidade da programação foi um dos seus pontos fortes, contemplando desde conceitos básicos de materiais dentários até tecnologias de ponta, como inteligência artificial e microscopia. O evento também reservou espaço para discutir tendências como a Harmonização Orofacial e o uso de tecnologias para aprimoramento estético, demonstrando como a Odontologia está em constante evolução.

Reunindo profissionais e empresas de renome nacional e internacional em um evento de proporções gigantescas, o CIOSP provou, mais uma vez, ser um marco para a comunidade odontológica. Foram mais de 105 mil inscritos de mais de 60 países, cursos em uma grade científica oficial super abrangente, com temas de diversas áreas da Odontologia, inclusive discussões sobre Saúde Bucal no Setor Público, e encontro de associações. Além disso, inúmeras palestras gratuitas oferecidas em praticamente todos os estandes, de vários segmentos da Odontologia. Na Feira Comercial de 67.000 m2 tivemos a presença de mais de 350 empresas de 14 países apresentando produtos, serviços e tecnologias inovadoras. Também foram destaques a solenidade de abertura, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a apresentação musical de Daniel Boaventura, bem como a programação social com quatro shows de sucesso: Dudu Nobre, Jota Quest, Belo e Yasmin Santos, que promoveram networking e diversão ao público", ressalta o Dr. Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), realizadora do evento.

Segundo o Dr. Israel Chilvarquer, professor associado da Universidade de São Paulo e um dos organizadores da grade científica oficial, o CIOSP é mais do que um simples encontro científico, é um ícone que abraça todas as áreas do conhecimento odontológico. Ele destacou a importância do evento em instigar novos conceitos e reforçar práticas que visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Convidamos profissionais que hoje militam em todas as especialidades e que fazem uso de processos de inteligência artificial e, mais do que isso, de condutas clínicas alicerçadas com conhecimentos de tecnologia de ponta”, salientou.

Além da programação científica, a Feira Comercial do CIOSP (FIOSP) foi um verdadeiro tesouro para os participantes. Desde aparelhos e tecnologias que modernizam tratamentos odontológicos e orofaciais, equipamentos de esterilização, consumíveis, implantes e biomateriais, até oportunidades em franquias, a diversidade oferecida na exposição refletiu o dinamismo e a amplitude da Odontologia contemporânea. As empresas também ofereceram palestras, hands-on e diversas atividades totalmente gratuitas aos congressistas em seus estandes. “Não podemos deixar de agradecer o apoio imprescindível da Associação Brasileira de Cirurgiões- Dentistas (ABCD), da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que desempenharam papéis fundamentais para o sucesso e a qualidade do evento”, acrescentou o Dr. Chediek.

Flashes da programação

Na solenidade de abertura, que aconteceu na noite de 23 de janeiro, na sede da APCD, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ressaltou que o CIOSP consegue integrar aspectos comerciais e científicos para aprimorar os serviços odontológicos, promover a troca de experiências e melhorar o atendimento à população. “O desafio enfrentado pelo poder público vai além da regulação, incluindo a criação de um ambiente saudável e uma economia ativa para garantir o acesso ao tratamento odontológico para aqueles que não têm recursos para buscar serviços privados”, expôs.

Durante a cerimônia, o Dr. Wilson Chediek entregou uma placa ao prefeito em agradecimento ao convite aceito para ser presidente de honra desta edição. Em outro momento, o Dr. John Young, presidente do maior Congresso de Odontologia dos Estados Unidos, o “Greater New York Dental Meeting”, fez uma homenagem ao Dr. Chediek, pela parceria de 25 anos da APCD com o evento internacional.

Outro destaque foi o III Grande Encontro de Saúde Bucal no SUS que reuniu coordenadores estaduais e municipais, junto a profissionais da saúde pública, visando melhorar as práticas clínicas por meio de novos conhecimentos e tecnologias. A Dra. Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, abordou em sua palestra, a evolução da saúde digital no SUS e a importância dos dados digitais e da inteligência artificial. Já a Dra. Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, discutiu avanços e perspectivas para a inclusão da Saúde Bucal no SUS Digital, além da atualização da Política Nacional de Saúde Bucal.

O evento enfatizou a necessidade de integração entre saúde bucal e tecnologia digital para melhorar a gestão, a tomada de decisões informadas e o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, mantendo um equilíbrio entre oportunidades e desafios relacionados à proteção de dados.

A 22ª edição do Projeto Saúde Coletiva concentrou-se na discussão sobre a Lei 14.572/23, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do SUS. O evento contou com diversas autoridades e especialistas, incluindo representantes da APCD, USP, CROSP, Ministério da Saúde e COSEMS/SP. Os debates abordaram a importância da saúde bucal na saúde pública, destacando a necessidade de investimentos adequados e uma mudança de mentalidade para garantir um melhor atendimento à população. Foram discutidos também os desafios e avanços na implementação da política de saúde bucal, como o aumento do financiamento, a ampliação do acesso e a criação de ferramentas inovadoras, como o aplicativo de Tele-estomatologia.

O 11º ENAT – Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASB e TSB), por sua vez, representou mais um marco na jornada de aprimoramento profissional desses membros fundamentais da equipe odontológica. Com o tema central “O ENAT como meio de incremento de conhecimento para o TSB e ASB”, o evento foi coordenado pelo Dr. Edélcio Francisco Anselmo e contou com a participação de diversos profissionais do setor. Durante o encontro, uma variedade de tópicos pertinentes à prática odontológica foi abordada, visando atender tanto às demandas atuais quanto às futuras. Desde questões técnicas, como biossegurança, até desafios específicos enfrentados pelos ASBs e TSBs, como a atuação freelancer e o gerenciamento de resíduos, foram discutidos de maneira abrangente. Temas como a importância dos ASBs e TSBs na pesquisa e desenvolvimento de produtos, sua participação em concursos públicos e a busca por maior reconhecimento e valorização profissional também foram enfatizados ao longo do evento.

Já a Arena CFO abordou temas como a elevação da Odontologia Hospitalar ao status de especialidade e anunciou projetos inovadores. Entre eles estão a nova versão da prescrição eletrônica, um exame nacional de proficiência, fóruns nacionais de fiscalização e especialidades, além do ambicioso projeto de internacionalização da Odontologia brasileira, como enfatizou o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale.

Mantendo a tradição, os membros dos Conselhos da APCD e da ABCD se reuniram nos dias 25 e 26 de janeiro, durante o CIOSP, para debater diversos temas fundamentais para a classe odontológica. Foram quatro encontros: do Conselho de Regionais da APCD (CORE); do Conselho Acadêmico (COA) e Conselho Nova Geração (CONOGE), das APCD; do Conselho Deliberativo da APCD (CODEL) e da ABCD.

Confira alguns dos depoimentos de expositores: 

Com experiências relevantes e resultados acima das expectativas, ficou evidente o impacto positivo do CIOSP para empresas e entidades que participaram deste verdadeiro encontro de conhecimento e inovação. Confira o depoimento de alguns expositores:

"A Curaprox participou do CIOSP em uma área de 500 m 2 , incluindo uma sala com capacidade para 200 pessoas. Neste local, ao longo dos quatro dias de evento, realizamos 15 palestras diárias, reunindo 12 mil profissionais, entre Cirurgiões-Dentistas e estudantes de Odontologia. Sem dúvida, este é o maior congresso do mundo. A Curaprox visualiza no Brasil um mercado fantástico, e o CIOSP, com certeza, para as empresas nacionais e internacionais, é o melhor lugar para se estar", afirma Hugo Roberto Lewgoy, CO-CEO da Curaprox

"Foi um prazer para a FGM participar de mais um CIOSP, expor nossa marca e apresentar nossas soluções. Agora, a expectativa para a próxima edição é ainda maior. Vamos continuar nos posicionando como líder de mercado, que é o que representamos desde 1996, sempre marcando presença no evento, levando todos os nossos lançamentos e tudo que temos de melhor para oferecer ao Cirurgião-Dentista. Muito obrigada!", diz Juliana Felicio, Gerente de Marketing da FGM

"É uma grande satisfação para a ROB Brasil estar presente no CIOSP, um congresso de tão grande porte. É uma estratégia de marca extremamente importante, pois, durante esses quatro dias, temos a oportunidade de entrar em contato com milhares de dentistas. No evento ocorre uma troca valiosa, onde podemos apresentar nossas inovações, tecnologias e conhecimento científico, ao mesmo tempo em que aprendemos muito com nossos parceiros dentistas. Aproveitamos também para divulgar nossos lançamentos e projetos sociais. Participar desse congresso é verdadeiramente gratificante para nós", conta Julia Vaz, Diretora de Marketing da Oral-B Brazil

Confira algumas fotos abaixo, por Polly Eventos

Fonte: Comunicação APCD