O espaço proporcionou uma experiência inovadora a cerca de 900 gestores, educadores, investidores, empreendedores e lideranças sociais, por oferecer programação concomitante em quatro palcos, um espaço com ferramentas tecnológicas para promover o aprendizado e um laboratório maker para experimentação de aprendizado mão na massa.
Alguns dos principais destaques foram a finlandesa Marjo Kyllönen, que falou sobre mudanças necessárias no currículo para acompanhar as novas demandas do século 21 e aproximar a escola do mundo real, e Geoff Mulgan, diretor executivo do Nesta (Fundo Nacional para a Ciência, Tecnologia e Artes do Reino Unido), que deu um panorama das inovações educacionais pelo mundo.
Entre os temas, destacam-se o movimento maker nas escolas, demonstrado ao vivo no Fablab montado no espaço, abordado por Paulo Blikstein, professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciências da Computação de Stanford; as novas formas de avaliação e certificação de aprendizados, debatido por Kimberly O’Malley, executiva do grupo Pearson, Nate Otto, diretor da organização de microcredenciais Badge Alliance, e Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; além do tema conectividade, abordado pelo uruguaio Gozálo Perez, Gerente Geral do Plano Ceibal, que falou sobre a universalização do uso de tecnologia na educação.
Em sua terceira edição, o Transformar reafirmou a importância de se discutir o futuro da educação por meio da troca de experiências e informações entre os diferentes profissionais da área.
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