The Group comanda rede de eventos da Worldwide Partners

Conceito Rede Dentro da Rede tem como intuito a troca de experiências e vivências na área, possibilitando que agências de toda a rede tenham cada vez mais conhecimento de recursos e tendências para desenvolver trabalhos conjuntos

Mais clientes no mundo estão usando o marketing de eventos para lançar produtos, aumentar vendas, trabalhar com mídias sociais e complementar outros esforços de marketing. A afirmação foi fruto de uma pesquisa organizada pela Worldwide Partners Inc. (WPI), 10ª maior rede e a maior rede independente do mundo, com os CEOs das suas 90 agências por todo o mundo.

Pensando na importância desse mercado dentro do cenário mundial da rede, a WPI decidiu juntar parceiros que têm expertise no ramo e criar uma “rede dentro da rede”: a Rede de Marketing de Eventos. Comandada pela The Group – agência WPI no Brasil -, o grupo reúne as agências líderes no assunto e possibilita aos especialistas desenvolver trabalhos em conjunto.

Fazem parte dessa rede nomes de todo o mundo, entre os quais as principais são: Headvertising (Romênia), Zapping (Espanha), Metzgher Lehner (Suíça), The Union & 23red (UK), Asahi (Japão), WE (China), Brushfire (EUA), Kirshenbaum Bond Senecal (EUA), ON Board Entertainment (EUA) e Butler Shine Stern (EUA).

Entre os pesquisados pela WPI, um destaque é o alinhamento internacional: 75% acham que isso será uma tendência do futuro. Além disso, 38% consideram eventos de experiência de marca (brand experience) e participações em feiras como as principais atividades do marketing de eventos. Em segundo lugar, ficam os lançamentos dos produtos, com 17%.

Mas quando o tópico perguntado é a atividade mais importante, o brand experience lidera o ranking com quase 50%, isso porque, segundo os entrevistados, as crescentes mudanças no mercado precisam de cada vez mais novas formar de interação com os clientes.

“Para o novo consumidor, exigente e antenado com as novidades, trabalhar seguindo as receitas tradicionais não funciona mais. É preciso ousar, trazer novidades, possibilitar interação para que eles possam viver experiências e se interessar pela marca”, disse Raphael Costa Neves, diretor de Planejamento da The Group e, também, diretor do board da WPI para a América Latina.

Outro ponto interessante da pesquisa é que a crise financeira mundial não afetou o ramo dos eventos. Isso porque 68% dos entrevistados responderam que, entre os clientes, os eventos aumentaram (40%) ou permaneceu igual (20%). Mais que isso, a área também tende a crescer, ao menos é o que indica 52,17% dos entrevistados quando o tópico é como eles vêem os investimentos em eventos nos próximos cinco anos.

Dos 90 entrevistados, 52% responderam que seus clientes investem entre 0% e 10% do seu orçamento para eventos, onde 64% acham que esse percentual deva ser mantido.

“Neste ponto, podemos perceber a importância da rede de Marketing de Eventos que lideramos. Estar pronto para atender o cliente independentemente de fronteiras e estar atualizado com as tendências que acontecem em todo mundo são vitais para o nosso negócio”, comentou Costa Neves.