A constatação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da instituição e que traz como um dos principais resultados: 1/3 dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, há um grande desconhecimento sobre o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Por isso, durante o evento, a SBG lança a campanha nacional “Cuidado com o Glaucoma” que visa alertar as pessoas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença que se não tratada corretamente, evolui para perda total da visão de forma gradativa. O glaucoma acomete 2% da população brasileira acima dos 40 anos, cerca de 1 milhão de pessoas e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Além disso, a entidade buscar incentivar a consulta ao especialista pelo menos uma vez ano para possibilitar o diagnóstico precoce e reduzir o avanço da doença no Brasil.
Toda a comunicação chama a atenção para as pessoas acima de 40 anos, principal alvo da campanha e para a importância de buscar informação junto ao oftalmologista. “É muito comum com o avançar da idade, as pessoas considerarem que mudanças sentidas na visão fazem parte do processo de envelhecimento. Isso é um perigo e pode retardar o diagnóstico de doenças degenerativas como o glaucoma, que levam à cegueira. Com o aumento da expectativa de vida, a perda da visão pode representar um impacto significativo para a vida destas pessoas, impacto este que poderia ser evitado”, finaliza o médico.
Para solicitar os resultados da pesquisa IBOPE (embargo até 10/9) e agendar entrevista com os especialistas da SBG, faça contato conosco.
Comentários