Skål São Paulo debate educação com Projeto Âncora

Nesta quinta (30), o trade turístico terá oportunidade de se aproximar do Projeto Âncora – idealizado pelo ex-presidente da Abav , Walter Steurer – e premiado por executar uma proposta de educação diferenciada na região metropolitana de São Paulo.
Aristides Cury e Walter Teixeira

Por iniciativa do Skål São Paulo, empresários do trade, autoridades, representantes de entidades e imprensa reúnem-se em um café da manhã com a diretoria do Projeto, na capital paulista. O Projeto Âncora nasceu sob o desafio de proporcionar igualdade de oportunidades e condições para a superação da pobreza em Cotia e região.

De forma criativa e inusitada, o encontro pretende trazer à tona o diferencial do Âncora com um debate entre duas crianças alunas, uma mãe e um membro do Skål, sobre métodos de aprendizagem. A ideia é estabelecer um paralelo entre o ensino tradicional e o vivido no Projeto. Em seguida, a plateia será convidada a participar.

“O sistema educacional praticado no País remonta ao século 19 e não atende mais às demandas contemporâneas. No Âncora, os currículos são aplicados a partir das necessidades das crianças que assim aprendem mais e de forma definitiva, além de levar o conteúdo para casa e envolver a família”, afirma o atual presidente do Projeto Âncora e past president do Skål São Paulo, Walter Teixeira.

CONHEÇA O PROJETO

“O Skål São Paulo assumiu como responsabilidade social o Projeto Âncora, desde sua fundação. Agora, pretendemos estender essa consciência ao trade turístico”, enfatiza o presidente do Skål São Paulo e conselheiro do Projeto, Aristides Cury. O projeto Ancora já atendeu mais de 6 mil crianças, adolescentes e suas famílias, com programas como creche, educação infantil, atividades culturais, artísticas e esportivas e cursos profissionalizantes.

O café da manhã acontece no Higienópolis Hotel & Suítes, em São Paulo, às 8h30. Mais detalhes sobre o Projeto Âncora podem ser consultados no site www.projetoancora.org.br.















O EVENTO

Com a presença do presidente da Skal, Aristides Cury, e do presidente do Projeto Âncora, Walter Teixeira, o evento promoveu um debate sobre educação e as propostas de aprendizado trazidas pela ONG, que evita a reprodução da estrutura de ensino antiquada de via única, onde não há troca entre professores, alunos e colegas.

No palco, o presidente executivo da CVB São Paulo, Toni Sando, esteve ao lado dos pequenos Lohan Machado e Mariana Santino, ambos de 13 anos, e de Merislaine de Oliveira, mãe de Breno Nunes (14), aluno frequentador do projeto. Também tiveram grande importância os esclarecimentos trazidos por Regina Steurer, que trabalha próxima ao projeto desde o início, quando foi fundado pelo seu marido, o já falecido Walter Steurer.

Um dos pontos tratados foi a nova campanha criada pelo publicitário Lee Swain. As peças mostram como o Projeto Âncora está, de certa forma, relacionado ao Turismo. Por exemplo, uma das chamadas diz que “o Projeto Âncora tem tudo a ver com o Turismo porque educação é uma viagem que transforma”.

Durante o evento foi oficializada a chegada de novos membros ao Skal São Paulo. 

Marinei Santos recebeu das mãos do diretor financeiro do clube, Roberto Alder, o certificado de associação ao grupo. Além dele, também foram credenciadas as chegadas de Otávio Rolin e Felipe Akagawa.