Seminário em POA aborda Copa e políticas para o esporte

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, 14, no Barra Shopping Sul.
Secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, participa de painel sobre políticas públicas para o esporte




A importância de um evento como a Copa do Mundo para que as políticas públicas para o esporte ganhem maior força e relevância foi o foco do Seminário Futebol do Futuro, realizado nesta segunda, dia 14, no Barra Shopping Sul. Integrante do projeto multimídia Liga dos Fanáticos, e promovido pelo Grupo RBS e Santander, o evento traz grandes nomes do futebol mundial para dois turnos de debates para cerca de 500 convidados.

No encontro, o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, ressaltou que o esporte deve passar por transformações, começando pela mudança no calendário. “Na Europa, o ano tem em média 56 jogos, aqui no Brasil os clubes disputam cerca de 70 partidas”, comentou. Para exemplificar a necessidade de uma transformação, o secretário citou uma máxima de João Saldanha, jornalista e técnico que classificou o Brasil para a Copa de 70: “O futebol só evoluiu do túnel para o campo, do túnel para fora do estádio precisa melhorar”.

A respeito da Copa do Mundo, Bosco falou dos 11 Centros de Treinamento de Seleção e da expectativa de que seleções como Uruguai e Argentina possam vir a Porto Alegre, já que a proximidade desses dois países com o Rio Grande do Sul pode trazer um grande número de turistas à cidade. Sobre o tema, o secretário falou ainda da expectativa de instituições ligadas ao turismo a respeito do fluxo de turistas. “A Embratur avalia que cerca de 3 milhões de brasileiros e 600 mil turistas estrangeiros viajarão entre as 12 cidades sede”, lembrou ao destacar o resultado que tal movimentação terá, principalmente, no comércio, hotelaria e gastronomia.

O secretário comentou a experiência da África, que antes da Copa do Mundo era conhecida pelo turismo animal, sexual e a pobreza. “Após o mundial, uma pesquisa realizada pelo governo africano mostrou que o país figurava em 34º lugar entre os 50 países mais lembrados do mundo. O que prova que esse mega evento esportivo projeta a imagem das cidades”, disse João Bosco Vaz. Bosco citou ainda os três Campos Oficiais de Treinamento (COTs), que servirão para que as seleções possam fazer os treinos prévios às cinco partidas que acontecerão no Estádio Beira-Rio. Poderão receber as delegações para treinamento: a Arena do Grêmio e seu centro de treinamento, além do Sesc Campestre.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre