A Fitur deste ano contará com um espaço de 65.500m² e 816 expositores, 8% mais que no ano anterior. Participarão 10.000 empresas de 165 países e cerca de 250.000 pessoas participarão. Quatro países se somam à 38ª edição desta feira: Síria, Bósnia-Herzegovina, Bangladesh e Santo Tomé & Príncipe.
“A presença de empresas tecnológicas cresceu 16%”, diz Clemente González Soler, presidente do Comitê Executivo da Institución Ferial de Madrid (IFEMA). Serão anunciadas aplicações que mudaram a maneira de experimentar o turismo e sua gestão, em sinergia com a Realidade Aumentada.
“Uma celebração do Fitur no início do ano a coloca como a primeira reunião de negócios no calendário internacional, e, portanto, em uma posição de vantagem”, segundo Luis Gallego, presidente do Comitê Organizador da Fitur.
Este ano nasce o Fitur Festivales, para gerar novas redes turísticas e impulsar a promoção e o desenvolvimento deste potente setor da indústria.
Índia é o país convidado desta edição. Bala Venkatesh, embaixador deste país na Espanha, confia que sua participação contribuirá para reforçar a cooperação turística com a Europa.
Está previsto que se organizem um total de 6.200 reuniões de negócios entre compradores internacionais e expositores e co-expositores que promoverão seus produtos a nível mundial.
Na feira serão entregues os Prêmios da OMT à Inovação e Excelência no Turismo, que reconhecem alguns dos melhores exemplos de turismo sustentável do mundo. A cerimônia será precedida, em 15 de janeiro, pela apresentação dos projetos finalistas, eleitos entre um total de 128 iniciativas de 55 países.
Também se realizarão foros sobre o desenvolvimento do turismo na África e Oriente Médio e sobre o mercado chinês, por parte da Organização Mundial de Turismo (OMT) na Fitur.
Para se ter uma ideia de como o Turismo é levado a sério pelos espanhóis, como gerador de empregos e divisas para o país, a Fitur será inaugurada pelo casal real da Espanha, Filipe VI e Letizia. E não se trata de uma exceção, mas de uma praxe. Sérgio Junqueira, acadêmico e diretor da Academia Brasileira de Turismo e Eventos, diz que “há uns 15 anos, por ocasião de outra abertura desta mesma feira, estive lado a lado com o então Rei, Juan Carlos”.
Comentários