Publicitários participam do Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda

Cerca de 500 publicitários participaram do V Encontro Nacional das Lideranças Regionais da Publicidade Brasileira, que a FENAPRO - Federação Nacional das Agências de Propaganda e o Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), promoveram em Belo Horizonte, em 19 e 20/03.

 

O encontro teve como objetivo debater temas de interesse do setor com a presença das lideranças da propaganda de todo o País, dirigentes da Fenapro e do Sinapro-MG, representantes do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), agências, veículos e fornecedores locais. Os publicitários mineiros participaram tanto das palestras e painéis de debate, quanto das oficinas de capacitação que abordaram temas como licitações públicas, legislação na atividade publicitária, gestão de agências e planejamento de mídia.

 

"Tivemos uma presença expressiva dos profissionais de Minas Gerais, o que comprovou a importância do encontro e da união de agências, veículos e anunciantes para fazer frente aos problemas criados pelo atual cenário econômico internacional", destacou Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.

 

Os publicitários relataram que, frente a atual conjuntura, o temor de queda nas vendas antecipou algumas decisões de anunciantes em reduzir o investimento em comunicação, mesmo não havendo redução do seu faturamento.  Em contrapartida, outros anunciantes reforçaram o investimento em publicidade como forma de impedir ou reverter a queda de vendas. "São atitudes opostas, que acabam influenciando o rumo dos negócios", afirmou o presidente da Fenapro. "Quem insistir em se retrair, certamente será ainda mais impactado pelas incertezas do mercado", advertiu.

 

O vice-presidente executivo da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, Rafael Sampaio, ressaltou que, apesar de todos os desafios existentes hoje, a necessidade de investir em propaganda é irreversível e não há dúvida de que o negócio da publicidade será ainda mais vigoroso no futuro. "Não há negócio que não vá precisar da propaganda", afirmou.

 

Mas ele ressaltou a importância de se promover ajustes tanto do lado dos anunciantes quanto das agências para se atender às novas exigências do mercado. "O grande inimigo comum a todos é a queda da eficácia, que desestimula a publicidade. As tarefas tornaram-se mais complexas, exigindo mudanças tanto na forma de atuação dos anunciantes quanto das agências", observou.

 

 Outro ponto que movimentou os debates do V Encontro das Lideranças da Propaganda foi o cumprimento das normas da atividade publicitária. Ainda há muitas situações em que as normas padrão não são cumpridas, por parte de veículos, anunciantes e agências não certificadas, conforme apontado pelos publicitários, durante palestra do presidente do CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão), Petrônio Correa.

 

“A auto-regulamentação é uma atitude de convencimento de todos que integram o mercado publicitário e o CENP tem se empenhado para que as normas sejam cumpridas”, afirmou Petronio Correa.

 

As lideranças presentes ao encontro destacaram a importância de agências, anunciantes e veículos estarem ainda mais próximos para fortalecer a auto-regulamentação do setor e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento da publicidade regional e nacional.

 

 

(VB)