Projeto do Sebrae/RJ conta história do Brasil Império a partir do conceito tour da experiência

Projeto certificará 113 estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro

Durante os últimos dois anos, o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) desenvolveu, em parceria com o IMB (Instituto Marca Brasil ), o projeto “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”. Ao longo deste período, foram atendidas 118 micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo nos municípios do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Paraty, Visconde de Mauá e Vale do Café (Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras). Oficinas, capacitações e consultorias foram realizadas com objetivo de desenvolver produtos com ênfase no tema Brasil Imperial, aumentar o fluxo de turistas nestes destinos, além de preparar estes estabelecimentos para a obtenção de certificação.

Desta forma, o Sebrae/RJ realizará, na Ilha Fiscal, a cerimônia de entrega do Selo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial aos 113 empreendimentos certificados, no próximo dia 15 de setembro, a partir das 11h. O evento contará com as presenças do secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix e do diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha; além de representantes do trade de turismo estadual e dos municípios participantes do projeto.

Para receber o Selo Tour da Experiência, avaliadores visitaram os estabelecimentos para experimentar, avaliar e validar os produtos desenvolvidos dentro dos critérios estabelecidos para oferta de produtos ao mercado turístico com a marca Tour da Experiência. A primeira divulgação do roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”, com os empreendimentos certificados, para as operadoras e agências de viagens, ocorrerá na Festuris - Festival de Turismo de Gramado, no mês de novembro.

A metodologia “Economia da Experiência” se baseia na tendência atual de que os turistas querem vivenciar experiências nos destinos escolhidos e não somente contemplá-los. Desta forma, o “Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial” valoriza e promove empreendimentos que apresentam produtos diferenciados traduzidos em sentimentos: emoção, inspiração, prazer e satisfação. Durante as capacitações, os empresários foram preparados para saber como se posicionar diante do mercado de turismo, com oficinas de inteligência de mercado, missões técnicas de aprendizado em Boas Práticas na Serra Gaúcha e na Itália, formação de preço, redes e canais de divulgação digitais, encontro de negócios e participação em feiras e eventos. Além de roteirização para vender seus produtos num roteiro integrado histórico-cultural diferenciado.

Será conferido o Selo Tour da Experiência a 113 pequenos negócios, divididos em:

Centro do Rio de Janeiro - 15 estabelecimentos

Ex: Carioca da Gema oferecerá o Baile Imperial, uma proposta de música e pratos servidos no último baile do Império

Petrópolis - 16 estabelecimentos

Ex: Confeitaria Willensen, fez cupcake decorado com uma coroa de açúcar no topo, inspirado nas receitas da Família Real

Teresópolis – 17 estabelecimentos

Ex: Sobrado Histórico José Francisco Lippi – formulou passeio ecológico com culinária de roça e café rural com personagens de época

Friburgo – 13 estabelecimentos

Ex: Cachaçaria Sinha Brasil – visita ao alambique e passeios por túneis escavados por escravos, a pé com lanternas para reviver o ambiente da época

Paraty – 14 estabelecimentos

Ex: Companhia de Teatro Imperial Paraty - Um Passeio na História

Visconde de Mauá - 18 estabelecimentos

Ex: Bistrô das Meninas – Pic-Nic Imperial com o requinte de época

Vale do Café – 20 estabelecimentos

Ex: Fazenda Florença - Personagens de cera da família imperial e escravos na senzala

Acesso a Ilha Fiscal será por meio de van ou microônibus

Serviço

Certificação do selo Tour da Experiência e Apresentação do roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”

Data: 15 de setembro - Horário: 11h

Fonte: Assessoria