Chega, nesta segunda-feira (15) a Ribeirão Preto, a delegação do Ministério do Turismo que implantará o projeto CIDADE REFERÊNCIA EM TURISMO DE NEGÓCIOS & EVENTOS.
Trata-se de um projeto auspicioso, idealizado pelo Ministério do Turismo que visa tornar Ribeirão Preto referência nas ações de vanguarda neste importante segmento.
A equipe inicia seus trabalhos já nesta segunda-feira e visa neste primeiro momento, conhecer a realidade do turismo local, através de visitas a várias empresas e entidades publicas e privadas objetivando o conhecimento das ações que foram efetivadas nos últimos tempos.
Atualmente, o segmento de Turismo de Negócios & Eventos é um dos mais promissores do Turismo. O Brasil vem se destacando como um destino de negócios por conta de seu desenvolvimento industrial e respectivo produtos, tanto para exportação, como para comercialização interna: calçados, jóias, álcool, equipamentos odontológicos, biotecnologia, etc. Esse desenvolvimento pode ser muito bem exemplificado com o crescimento do setor de feiras, ferramentas de excelência na comercialização de produtos.
No que se refere à realização de eventos técnicos-científicos, vários fatores contribuíram para o desenvolvimento: a profissionalização do setor, o crescente investimento na infra-estrutura turística e de eventos, a qualificação da prestação de serviços, a multiplicação e capacitação dos Convention & Visitors bureaux, além das opções de lazer relacionadas à diversidade dos recursos naturais e culturais.
O Convention & Visitors Bureau desempenha papel estratégico para o segmento, agregando as empresas e respectivas associações das mais diversas áreas do turismo e setores afins. A origem dos C&VBx, em Detroit, nos Estados Unidos, no final do século XIX, está relacionada ao pioneirismo daquele país no recebimento de turistas para participarem de eventos empresariais, levando à organização do setor privado.
A missão do Ribeirão Preto C&VB é o desenvolvimento socioeconômico da região por meio do aumento do fluxo turístico e da captação de eventos. É importante salientar que o papel institucional do RPC&VB não se sobrepõe ao seu papel comercial - as empresas se agregam à instituição com o intuito de obter benefícios comerciais e financeiros.
Com certeza, uma grande conquista para nossa cidade que, tem assim, a oportunidade de consolidar-se como um grande destino para o turismo de negócios e eventos. (VB)
Comentários