Presidente Lula defende candidatura do Rio para as Olimpíadas 2016

A candidatura da cidade do Rio de Janeiro para as Olimpíadas 2016 foi o grande tema do primeiro dia de reuniões da comitiva brasileira em Pequim. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e os ministros do Turismo, Luiz Barretto; do Esporte, Orlando Silva; e das Relações Institucionais, José Múcio; começaram o dia reunindo-se com o presidente da China, Hu Jintao, e o presidente da Assembléia Popular, Wu Bangguo.

Foi muito importante o contato com o governo chinês no sentido de pedir o apoio da China para o Rio de Janeiro sediar as olimpíadas de 2016”, informou o ministro do Turismo. Segundo ele, em todos os encontros o presidente Lula pediu apoio às autoridades chinesas que se mostraram simpáticas ao apelo. Para que o Rio de Janeiro seja escolhido são necessários 58 votos de um total de 115 dos delegados do Comitê Olímpico Internacional. O presidente Lula afirmou que sairá mais otimista da China em relação à candidatura do Rio às Olimpíadas 2016.

A comitiva presidencial também visitou a Vila Olímpica onde foram recebidos pela vice-prefeita, Elsie Leung. Logo após, seguiram para o restaurante da Vila onde se encontraram com atletas brasileiros. O presidente, o governador e os ministros ainda visitaram as instalações esportivas.

No final do dia, o presidente Lula visitou a Casa Brasil, onde condecorou com a ordem da Grã Cruz do Rio Branco o presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vasquez Raña, pelo sucesso dos Jogos Pan-Americanos realizados em 2007 no Rio de Janeiro. Na recepção estiveram representantes do Comitê Olimpíco Internacional, do Comitê Olímpico Brasileiro e autoridades internacionais.

A Casa Brasil é fundamental não só para promovermos a candidatura Rio 2016, mas também para mostrarmos o peso da economia brasileira no cenário internacional”, analisa o ministro do turismo. Ele ressalta a importância da Casa para o relacionamento com a China e com outros países que estão em Pequim para as Olimpíadas.

No final do dia, o presidente Lula e sua comitiva receberam para um jantar, na embaixada brasileira, delegados do COI, representantes do COB e empresários.

A Casa Brasil e projetada pelo COB, coordenada pelo Ministério do Esporte, e compartilhada com o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a SECOM.(VB)