Parques Temáticos têm espaço para desenvolvimento

O presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldassi, abriu o ciclo de palestras abordando o cenário atual, as potencialidades e as dificuldades para alavancar o setor.
Congresso em 2014 ocorreu no Palácio dos Festivais, em Gramado



O segmento dos parques temáticos e a indústria do entretenimento pautaram os painéis de encerramento do congresso do Festuris na manhã de sábado, 8, no Palácio dos Festivais. O presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldassi, abriu o ciclo de palestras abordando o cenário atual, as potencialidades e as dificuldades para alavancar o setor. Segundo Baldassi, o crescimento dos parques temáticos no Brasil esbarra na falta de incentivos, altos custos operacionais, falta de tecnologia nacional e na ausência de linhas de créditos. Para ele, é fundamental que o setor tenha legislações trabalhista e tributária diferenciadas. “Os parques temáticos movimentam toda a cadeia turística. São empresas altamente geradoras de emprego. O legado é eterno, mas o Brasil precisa criar legislação específica para o setor. É uma indústria que precisa de incentivos”, afirmou.

EXPANSÃO EM GRAMADO

Depois, a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, palestrou sobre o crescimento dos empreendimentos temáticos no município. Segundo ela, o número expressivo de turistas que visitam Gramado justificam os investimentos feitos no setor. “Recebemos 6 milhões de visitantes anualmente e a rede de entretenimento atende ao público que vem para a cidade”, observou.

Segundo Rosa Helena, a administração municipal está preparando dois atrativos públicos – o Parque dos Pinheiros, que fica na localidade de Mato Queimado, e o Museu do Festival de Cinema, que será instalado no Palácio dos Festivais. Conforme ela, Gramado também ganhará um empreendimento privado dedicado ao chocolate caseiro na avenida Borges de Medeiros – principal via do município. “Em 1973, Gramado descobriu que seu foco de desenvolvimento seria o turismo. Hoje, o segmento é fundamental para os gramadense. O turismo movimenta 85% da nossa economia”, citou.

ENTRETENIMENTO

Já Maria Camila Alcorta, Account Manager Brasil e América Latina de Las Vegas Convention & Visitors Authority, palestrou sobre o crescimento de "Las Vegas, a Capital Mundial do Entretenimento como referência". Segundo ela, a cidade americana deixou de ser a capital dos jogos para virar referência mundial em entretenimento. Maria Camila listou as inúmeras opções turísticas do destino. “Las Vegas está sempre pensando em como atrair mais visitantes, sempre querendo surpreender. Tem a maior concentração de espetáculos na mesma avenida. O êxito está no grande número de opções que oferece”, contou.

Melissa Lesnovski e Felipe Fellini Sartor, fundadores e sócios da Destinatio, abordaram o entretenimento como elemento articulador do marketing de destinos. Para encerrar o ciclo, o consultor André Tadeu usou música e bom humor para incentivar o trade a fomentar os negócios. Com interatividade, abordou a necessidade da criatividade para superar desafios. "Criatividade: arte para conquistar os consumidores, fidelizar clientes e ampliar negócios" foi o tema da palestra final do congresso, que inovou ao ser realizado em formato de talk show.

Fonte: Assessoria de imprensa