Palestras de gastronomia são destaques na Fenachamp

O encontro está marcado para este sábado (19/10), a partir das 15h, no Espaço Enogastronomia.
A secretária de Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, vai ministrar a palestra “Enoturismo e Gastronomia”



A palestra “Regiões Vitivinícolas Brasileiras” será ministrada pelo doutorando em Desenvolvimento Rural, José Fernando da Silva Protas. Ele é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e sua participação na Fenachamp está prevista na programação do projeto “Os 100 anos do Espumante no Brasil e a Enogastronomia Regional”. O encontro está marcado para este sábado (19/10), a partir das 15h, no Espaço Enogastronomia.

Situado no sul do país, o setor Vitivinícola Nacional possui como característica marcante a hegemonia da produção e do mercado de abastecimento de vinhos. O clima é fator importante na definição das potencialidades das regiões vitivinícolas. Além dele, o solo, as técnicas de cultivo e os sistemas de processamento empregados também interferem na qualidade dos vinhos e demais produtos. Por isso, as características climáticas da vitivinicultura brasileira são bastante particulares e distintas daquelas encontradas nos demais países.

Os 200 anos do queijo serrano será lembrado na Fenachamp

“Um pouco da história do queijo serrano” é o título da palestra que será apresentado também neste sábado pelos técnicos da Emater - Região dos Campos de Cima da Serra, Orlando Júnior Kramer Velho e Juruema Batista Velho. A participação faz parte da programação do projeto “Os 100 anos do Espumante no Brasil e a Enogastronomia Regional”.

Os palestrantes adiantam que na oportunidade será contado que o queijo serrano possui uma história de mais de 200 anos de produção. Eles pretendem apresentar como a tradição vem sendo transmitida de geração para geração, além das alterações no modo de preparo que aconteceram ao longo destes muitos anos. Além da importância histórica também serão abordadas informações econômicas e culturais.

“Gastronomia 360º” aborda questões sobre o plantio, cultivo e preparo de uma receita

Despertar a atenção para o modo de plantio, cultivo e preparo dos alimentos será o tema da palestra “Gastronomia 360º” que será ministrada pelos professores da UFCSPA, Isabel Kasper e Ricardo Yudi no espaço “Os 100 anos do Espumante no Brasil e a Enogastronomia Regional”, na Fenachamp. O encontro está marcado para o  domingo (20/10), a partir das 13 horas.

A professora Isabel Kasper adianta que na oportunidade será pontuada a necessidade de existir uma sintonia das cozinhas com as atuais políticas públicas sociais e ambientais. “Hoje temos que ter a clareza de que cozinhar envolve questões que vão além de apenas cozinhar”.

Ela destaca que os profissionais da cozinha, assim como as demais pessoas que apreciam e sentem prazer em elaborar um cardápio, devem ter responsabilidade e compromisso com a valorização da cultura, dos hábitos e das características regionais. “Importante ter um olhar atento para as escolhas dos insumos, sempre verificando a origem de cada alimento, as informações sobre o plantio e a cultura aplicada”,

O conteúdo da palestra envolve questões relacionadas ao desperdício de alimentos, a preservação do meio ambiente, a cultura de cada região, a arte, a emoção e a técnica desenvolvida na composição de cada receita.

“Enoturismo e Gastronomia” uma combinação que dá certo

No terceiro domingo da Fenachamp (20/10), a secretária de Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, vai ministrar a palestra “Enoturismo e Gastronomia”. O encontro será a partir das 15h, no Espaço Enogastronomia.

A secretária adianta que o tema da palestra é uma harmonização que dá certo e na oportunidade vai apresentar ao público a rota turística de Garibaldi, em especial a Rota dos Espumantes e a Estrada do Sabor.

Sua expectativa em relação à apresentação é que aconteça uma troca de experiências. “É preciso dar valor a gastronomia para o fortalecimento do enoturismo, pois um bom espumante sempre é melhor quando acompanhado de boa gastronomia”, destaca Ivane.

Os 100 anos do Espumante no Brasil e a Enogastronomia Regional

A Enogastronomia Regional está entre as atrações da Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp). Na programação serão repensadas as práticas culinárias, usando como base os pratos emblemáticos da cultura do Rio Grande do Sul. A intenção é valorizar a memória gastronômica e os espumantes regionais no projeto “Os 100 anos do Espumante no Brasil e a Enogastronomia Regional”, onde serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos. A realização da programação é do IBRAVIN com apoio institucional da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Casa Civil / GT de Gastronomia Regional.

Fonte: Secretaria de Turismo de Garibaldi