O que o The Town pode ensinar para o segmento de eventos corporativos?

São Paulo foi palco de um dos maiores festivais de música do país. A primeira edição do The Town aconteceu nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos, e contou com grandes cantores nacionais e internacionais, como Bruno Mars, Post Malone, Foo Fighters, Maroon 5, Ludmilla, Iza, Luisa Sonza, Pitty, além de receber um público estimado de cem mil pessoas por dia. Por Camila Florentino, CEO da Celebrar
Camila Florentino, CEO da Celebrar

São Paulo foi palco de um dos maiores festivais de música do país. A primeira edição do The Town aconteceu nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos, e contou com grandes cantores nacionais e internacionais, como Bruno Mars, Post Malone, Foo Fighters, Maroon 5, Ludmilla, Iza, Luisa Sonza, Pitty, além de receber um público estimado de cem mil pessoas por dia.

Além de ter a chance de aproveitar grandes shows, os frequentadores do festival tiveram a oportunidade de vivenciar momentos únicos e diferenciados com as marcas patrocinadoras. Durante a ocasião, foi possível ver ativações de empresas como Heineken, Itaú, IFood, McDonald´s, Sephora, Riachuelo, Colgate, Johnnie Walker, Chilli Beans, TikTok, Spotify, 3 corações e Hellman ´s criadas com o objetivo de engajar e melhorar a experiência do público durante todo o evento.

Como exemplo, podemos destacar o Itaú que contou com a apresentação de DJ´s convidados no rooftop e a distribuição de brindes; o IFood deixou disponível em seu espaço três opções de pizzas tanto para quem estava no evento como no aplicativo para aqueles que não puderam comparecer; a Riachuelo disponibilizou acessórios para que os frequentadores pudessem compor seus looks e um local com cenários fashion para serem usados como espaço fotográfico.

Já o KitKat construiu três ambientes para oferecer doces inspirados nos estilos musicais. Além disso, a marca utilizou da tecnologia para promover uma experiência com realidade aumentada onde o público pôde ser “transportado” para um palco com seu artista favorito e interagir com os produtos da marca.

Mas, você deve se perguntar, o que o festival pode ensinar para o segmento de eventos corporativos? Pois bem, há muitos fatores que podemos destacar nesse sentido. O primeiro deles, e talvez o mais importante, é com relação às experiências 360º que podem ser disponibilizadas a todos os participantes. Isso porque, diante da diversidade dos fornecedores, é possível ter uma gama de ativações e interações a serem feitas dos mais variados tipos.

Vale destacarmos que elas que devem ter algo em comum - todas as ações têm que estar relacionadas com o tema principal da festa ou pode ser até com o produto ou serviço que a corporação comercializa, por exemplo. Isso é uma forma de engajar os colaboradores, com o propósito e missão da companhia e fazer com que eles criem conexões sólidas com a empresa onde trabalham.

Outro fator positivo para o setor de eventos é o impacto deles para a economia local. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o The Town impactou R$ 1,7 bilhão e gerou mais de 19 mil empregos. Isso comprova ainda mais a tese de que essas ocasiões têm ajudado a dar voz ao trabalho de fornecedores e microempreendedores individuais. Mas, para que isso seja cada vez mais eficaz e traga resultados satisfatórios para todos os envolvidos, o uso da tecnologia se torna indispensável, pois por meio dela é possível conectar os organizadores de eventos com os profissionais capacitados por promovê-los, visto que há mais de 2,5 milhões de MEI´s atuando neste setor, de acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape).

Por fim, concluo que este segmento tem sido muito importante para a cadeia de produção, uma vez que ela ajuda de forma eficaz setores significativos da economia. Ainda há espaço para muitas empresas e micro fornecedores mostrarem o seu potencial e também de soluções tecnológicas que ajudam a tornar os processos de contratação dos mais variados serviços de forma mais fácil, ágil e eficiente. Portanto, é fundamental que os organizadores dos festivais e dos eventos corporativos fiquem atentos às tendências que estão surgindo para ajudar a tornar a experiência desses momentos único e especial, como foi para o público do The Town.

* Camila Florentino, CEO da Celebrar, plataforma que conecta grandes companhias e multinacionais a micro e pequenas empresas fornecedoras de serviços para eventos.


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