O Marketing Promocional na Economia Criativa

Uma reflexão sobre a importância da criação e o talento criativo para obter um resultado eficaz nas ações, projetos e campanhas de Marketing de Incentivo

Elza Tsumori
Há muito tempo que eu queria escrever sobre o marketing promocional como uma expressão da criatividade e não somente como resultado de planejamento estratégico e de marketing. Atualmente, o valor de um bom humor no texto, uma ilustração diferente, uma imagem impactante, uma diagramação elegante, um evento inovador não são valorizados tanto pela criação, senão pela tecnologia e resultado. Mas, se analisarem amiúde, todos terão na sua base o talento criativo.

Com este intuito, hoje eu vou comentar uma disciplina que já utilizamos no Brasil a mais ou menos 30 anos, mas hoje retorna como parte integrante de um setor que cada vez mais contribui no PIB do Turismo de Negócio, pelo ponto-de-vista da criatividade.

Trata-se do Marketing de Incentivo, geralmente realizado como uma campanha de incremento de performance de venda ou como parte de programa de relacionamento comercial. O seu resultado é o reconhecimento para colaboradores da empresa, representantes, distribuidores ou revendas, por ter alcançado ou ultrapassado uma meta ou um trabalho acima da expectativa, através de premiações.

Uma dessas formas de premiação ou recompensa é a viagem de incentivo, cuja lembrança na mente dos premiados pode durar por muitos anos, principalmente pela customização, encantamento e vivência inusitada. Estas viagens começam lá trás com uma espinha dorsal calcada numa metodologia de cálculo e uma sistemática bem rígida, porém, verificamos que a criatividade faz uma diferença enorme no resultado, pois estamos premiando um ser humano, antes de ser um profissional. Por isso, a parte que cabe à criação e planejamento de programas de incentivo, como também o recheio que torna diferente uma viagem de incentivo está na qualidade e nos detalhes que utilizam todos os sentidos do ser humano.

De acordo com os indicadores divulgados no Motivation Show que aconteceu em Chicago no mês de outubro de 2010, o nível de engajamento das equipes em programas de incentivo chega a alcançar 71%. Além disso, os programas de incentivo conseguem elevar em média, 24% os níveis de produtividade e o crescimento do resultado de vendas em torno dos 42%. Quando o objetivo é a capacitação de clientes as campanhas garantem um ganho de 25%.

E, além de colocar no rol da Economia Criativa, o Marketing de Incentivo participa ativamente do M.I.C.E. - sigla em inglês para as iniciais dos setores Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions ou Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições. (diversas fontes internacionais). E, uma das ferramentas do Marketing de Destino  a arte ou a ciência para aproveitar os conceitos fundamentais de comercialização tradicionais, introduzidas por Philip Kotler , para promover qualidades de turismo de uma cidade, região ou país que busca se posicionar como um destino atraente para seus mercados de origem.(Wikipedia).