Mini Mundo apresenta nova réplica no Festuris, em pré-lançamento de seus 40 anos

As primeiras novidades do ano comemorativo são: a revitalização da entrada original, lançamento de websérie documental e apresentação de uma nova réplica
Réplica Rio de Janeiro

Inspirar pelos detalhes, conectar gerações e construir um mundo melhor. Desde a sua criação, este sempre foi o objetivo do Mini Mundo, um parque ao ar livre, formado por réplicas fiéis de obras de várias partes do mundo, que está localizado em Gramado/RS. As construções são ricas em detalhes e únicas, elaboradas na oficina do próprio atrativo. Juntas, elas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes reproduzindo cenas do cotidiano. Em dezembro de 2023 o Mini Mundo completa 40 anos e, por sua peculiaridade, segue sendo uma das referências turísticas mais visitadas da cidade.

Durante a 35ª edição do Festuris, o Mini Mundo realizou uma coletiva de imprensa com o pré-lançamento da comemoração de seus 40 anos. Na ocasião, a direção do atrativo - representada por Jussara Höppner, Guilherme Höppner e Gisele Nienow - falou sobre a história, os detalhes e o futuro do parque que é pioneiro em Gramado. Para eternizar as quatro décadas do atrativo, também foi apresentado o trailer da websérie documental “O Legado - Mini Mundo", com episódios que serão lançados mensalmente durante o ano 40, a partir do aniversário do parque.

Além disso, o Mini Mundo está passando por uma revitalização na área que corresponde ao seu castelo de entrada original. A obra tem por objetivo apresentar uma estrutura repaginada em 2024, renovando assim seu compromisso com a essência e o vanguardismo que lhe são tradicionais.

"Ao mesmo tempo que estamos investindo de forma constante em novas atrações para que a experiência de nossos visitantes seja sempre agradável e surpreendente, também olhamos com carinho para nossa história. O Mini Mundo faz parte do desenvolvimento de Gramado e foi pioneiro no segmento há quatro décadas. E assim seguimos buscando inspirar pelos detalhes cada pessoa que nos visita", destaca a diretora do Mini Mundo, Jussara Höppner.

Nova réplica do Rio de Janeiro

Ao final da coletiva, no stand do Mini Mundo, aconteceu um dos momentos mais aguardados da tarde, a apresentação da réplica da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, também conhecida como Palácio Pedro Ernesto. O cenário será enriquecido com outros elementos e prédios da Praça Floriano, com previsão de instalação no Mini Mundo em 2024. Os demais prédios e elementos que farão parte deste complexo estão sendo estudados e desenvolvidos pela oficina do atrativo.

"A réplica foi escolhida para atender um pedido antigo para termos uma representação do Rio de Janeiro no Mini Mundo. Buscamos obras relevantes, mas não óbvias de cada lugar, que também façam sentido dentro do funcionamento da cidade em miniatura. A estética e a arquitetura das obras também foram critérios que contribuíram para a reprodução do prédio da Câmara Municipal", explica o diretor do Mini Mundo, Guilherme Höppner.

Cerca de 25 profissionais da oficina do Mini Mundo trabalharam e se envolveram diretamente no desenvolvimento e construção da réplica, incluindo arquitetos, engenheiros, artesãos, designers e paisagistas, além de dezenas de técnicos que realizam a manutenção das obras.

Detalhes sobre o parque

O Mini Mundo tem uma história de quatro décadas construída a muitas mãos e conduzida por diferentes gerações da família Höppner, que segue com o compromisso de encantar, inspirar e construir memórias inesquecíveis nos corações dos visitantes. Ao todo, o atrativo conta com mais de 5 mil metros quadrados de área de visitação, oferecendo atrações de contemplação e experiências afetivas. Atualmente, possui cerca de 110 profissionais, diretos e indiretos, envolvidos no funcionamento do parque em suas diferentes áreas.

A cidade em miniatura é composta por réplicas nacionais e internacionais, formando assim um contexto único onde cada obra contribui para o funcionamento do todo. Ou seja, nenhum dos prédios existe por si só, as réplicas se conectam para dar vida a uma cidade em menor escala. Atualmente, os critérios para criação de novas miniaturas são o estilo arquitetônico, a funcionalidade para a sua infraestrutura, a importância histórica e a viabilidade de construção dentro da escala 1:24, utilizada como padrão em todas as peças.

Confira algumas imagens abaixo: 

Serviço

Local: O atrativo fica na Rua Horácio Cardoso, 291, no Bairro Planalto, em Gramado/RS.

Horário: O Mini Mundo funciona diariamente, das 9h às 17h.

Ingressos: O público pode adquirir ingressos de forma antecipada pelo site www.minimundo.com.br ou na bilheteria do parque.

Fonte: Flow Brand