Mercado celebra o Dia do Profissional de Eventos

O dia 30 de abril foi escolhido para celebrar o Dia do Profissional de Eventos por ser a data de aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil: Caio de Alcantara Machado, pioneiro na implantação de feiras de negócios no país e, consequentemente, grande incentivador na criação da carreira de Profissional de Eventos.

O Dia do Profissional de Eventos foi comemorado por toda cadeia produtiva de eventos, Agencias de Marketing Promocional, Promotoras de Feiras e Eventos, Entidades, etc, que criaram campanhas para celebrar a data. O dia 30 de abril também é celebrado extraoficialmente em outros Estados do país como uma forma de valorizar este profissional.

Com uma cadeia produtiva que envolve 52 segmentos da economia e cresce acima da média da economia brasileira, o setor de eventos celebrou no dia 30 de abril o dia de quem faz tudo isso acontecer: o Profissional de Eventos.

O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil: Caio de Alcântara Machado.

Por intermédio da Deputada Célia Leão (PSDB) e com o apoio da ABEOC BRASIL – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, AMPRO – Associação de Marketing Promocional, e outras 13 entidades que compõem o Fórum do Setor de Eventos (ForEventos), a Academia Brasileira de Eventos e Turismo encaminhou Projeto de Lei, já em andamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que institui a data “para homenagear os profissionais que dedicam sua vida ao setor de eventos no Estado de São Paulo, trabalho que preza a identidade do Estado como gerador de negócios, criando e desenvolvendo a qualidade da produção como polo gerador de eventos e dos profissionais paulistas do segmento, fazendo com que a realização de eventos atraia ao Estado participantes e visitantes dos demais estados brasileiros e do mundo.”

A indústria de eventos já representa mais de 3% do PIB nacional, com movimentação superior a R$ 50 bilhões por ano e o setor continua em ascensão. De acordo com estudo que acaba de ser divulgado pela Eventos Expo Editora, a maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretendem investir mais ainda em 2013. Para 65% das empresas entrevistadas houve aumento no faturamento em relação a 2011, sendo que 56% indicaram crescimento superior a 6%. Para 76%, 2013 deve se manter com bons resultados, com crescimento acima de 6%. O aumento de empregos gerados no setor também foi apontado por 54,9% das empresas.