Maringá reúne comunidade nikkei na Festa Nipônica Hoshi Matsuri

Entre os dias 5 a 7 de setembro, a comunidade de jovens nikkeis (descendentes de japoneses) de Maringá (Paraná) promove o 1° Hoshi Matsuri, evento que homenageia os primeiros imigrantes nipônicos no Brasil, que tiveram papel fundamental no crescimento de várias regiões do país.

O Hoshi Matsuri faz parte do calendário oficial do município nos festejos dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Imin 100) e conta com o apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB). O evento é semelhante ao tradicional Festival Nipo Brasileiro da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema)

Cerca de 250 jovens nipo-brasileiros, das terceiras e quartas gerações de japoneses (sansei e yonsei, em japonês), trabalham como voluntários no evento. Eles são representantes de oito entidades de Maringá: Acema, Seicho-no-ie, templos budistas Nishi Honganji e Nippakuji, Missão Católica Nipo-Brasileira São Francisco Xavier, Johrei, Aejam/Lidakai e Holinnes.

Na sexta-feira(5),sábado (6) e no domingo (7) outros jovens nikkeis de várias cidades do Paraná e de outros estados também vão trabalhar como voluntários na festa."Uma das boas características do evento é a integração entre jovens de várias regiões e das entidades", diz Michel Tamura, um dos organizadores do evento.

Michel diz que outro propósito do Hoshi Matsuri é o de preservar a cultura nipônica em Maringá, com as apresentações de música e dança japonesas, e da culinária do arquipélago nipônico.

Uma das principais atrações do evento é a feira gastronômica, com iguarias japonesas como takoyaki, dorayaki, okonomiayaki, yakitori, yakiniku, tempurá, kakigori, tempurá de sorvete, harumaki e receitas típicas do arquipélago nipônico.

O evento também conta com atrações artísticas, como apresentação de taikô (tambores japoneses), yosakoi soran (dança típica), matsuri dance (dança típica japonesa com J-Pop), e com shows musicais.

Serviço
Local: Vila Olímpica
Horário: Dia 5 (18h30); dias 6 e 7 (17 horas)
Ingresso: Dia 5 (1kg de alimento não-perecível); dias 6 e 7 (R$ 3,00)

(JA)