O Ministério do Turismo e a Abratus – Associação Brasileira de Turismo de Saúde, assinaram hoje, 13, durante a 38ª reunião do Conselho Nacional do Turismo, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, termo de cooperação técnica para iniciativas conjuntas de fomento ao segmento de Turismo de Saúde no Brasil. Assinaram o documento o secretário de Políticas Públicas do MTur, Vinícius Lummertz, e o presidente da Abratus, Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre.
O acordo reconhece a contribuição que o segmento de Turismo de Saúde tem a oferecer na geração de novo fluxo de estrangeiros para o Brasil, para a qualificação da oferta turística, de profissionais e serviços associados, entre outros fatores enquadrados no Plano Nacional do Turismo. De acordo com Lummertz, o Turismo de Saúde passa agora a ser um dos segmentos prioritários do MTur. Como fruto da parceria, anunciou ao CNT o apoio ao Global Health Care Brasil 2013 – 1º Congresso Brasileiro de Turismo de Saúde, evento da Abratus que deve ocorrer no final de maio de 2013, em Recife, e que já recebeu apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco.
O objetivo do evento é trazer para o Brasil os principais operadores do mercado mundial de Turismo de Saúde. Para Moraes, a assinatura do acordo é um fato histórico. “Pela primeira vez o segmento entra nas pautas principais do Ministério do Turismo e da Embratur e, desta forma, poderemos potencializar o papel do Brasil nessa atividade que já movimenta cerca de 6 milhões de pessoas e cerca de 40 bilhões de dólares em todo o mundo,"avaliou o presidente da Abratus.
Ações conjuntas
Entre as ações previstas no acordo está a realização de inventário, pesquisas e estudos que identifiquem e avaliem a oferta e os principais diferenciais competitivos de destinos de Turismo de Saúde no país, bem como das instituições e profissionais do segmento. O levantamento deverá gerar um portfólio de prestadores de serviços de Turismo de Saúde que retrate a dimensão e a qualidade real da oferta no Brasil. A proposição de normas e regramentos para elevar os padrões em toda a cadeia produtiva para níveis internacionais também é contemplada no acordo bem como o desenvolvimento de indicadores para o regramento de participação de instituições de saúde e profissionais no segmento, convênios com instituições internacionais.
MTur e Abratus trabalharão em conjunto também para a sinergia entre os atores da saúde e o trade turístico, em ações de benchmark no exterior para identificar mercados estratégicos, no apoio e realização de eventos do segmento no país bem como na participação em feiras e congressos internacionais, em ações de promoção, workshops e rodadas de negócios nos mercados de interesse.
Fonte: Ascom
Comentários