Juiz de Fora na rota do desenvolvimento turístico

O setor de Turismo e Eventos de Juiz de Fora tem sido pauta em discussões nas principais instituições do setor. Em um momento favorável impulsionado pelos eventos de 2014 e 2016, lideranças se movimentam neste sentido em busca de novas oportunidades e negócios.

O técnico do SEBRAE, Marcelo Rother, acredita que um dos grandes desafios no desenvolvimento do mercado de turismo de eventos na cidade, é a mobilização conjunta entre os empresários e as entidades interessadas no crescimento deste setor. "Criamos a Rede de Turismo e Negócios com o objetivo de articular as organizações e as instituições envolvidas, no processo de gerenciamento e realização do turismo", afirma Marcelo. Através de consultorias, empresários de hotéis, receptivos, comércio, eventos, transporte, são estimulados a trabalhar de forma conjunta, atendendo melhor os visitantes.

A reativação do COMTUR abriu espaço para novos debates sobre o mercado de turismo. Carlos Roberto Zanini, membro conselheiro pela ABRAPE, afirma que o órgão tem integrado e fomentado debates que promovem a qualificação e novas alternativas para o fortalecimento do setor. "A reunião de membros que atuam em diferentes áreas proporciona discussões proveitosas para troca de experiências e solidificação de novas estratégias", argumenta o empresário que acompanhado do também conselheiro Fernando Ortega, estiveram recentemente em Belo Horizonte, na Secretaria de Turismo em um encontro com Secretário Estadual de Turismo, Agostinho Patrus Filho, onde foram apresentadas ações já realizadas pelo COMTUR e pelo SEBRAE, bem como as propostas para o Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau que completa 10 anos.

Entidades como o COMTUR, o SEBRAE e o Convention Bureau possuem representatividade na atuação de apoio ao desenvolvimento da cidade. O COMTUR age de forma a apoiar a estimular iniciativas; o SEBRAE tende a gerar negociações e capacitação para o mercado e o Convention representa o cartão de visitas da cidade, agindo na captação de novos empreendimentos.

Demonstrando a evolução no campo da qualificação profissional a Faculdade Machado Sobrinho lançou em 2009 o curso de Tecnologia em Eventos com duração de dois anos e meio. Karla Rodrigues, professora do curso desde sua criação, afirma que este é um setor carente de mão-de-obra qualificada. "É muito comum você ter profissionais de várias áreas trabalhando em eventos, mas com formação específica em eventos, não é fácil de encontrar", diz Karla, que também ressalta a importância da iniciativa, "o curso de eventos resgata o profissional da área, dando suporte para ele lidar com todos os setores envolvidos em uma produção", conclui.

Foto: Reunião realizada no dia 04 de Outubro, entre o empresário Carlos Roberto Zanini, o Secretário Estadual de Turismo, Agostinho Patrus Filho, e o advogado Fernando Ortega Cunha (crédito: divulgação).