No próximo mês de junho a cidade de São Paulo se transformará num verdadeiro pólo de gastronomia e enologia, celebrando encontros imperdíveis entre especialistas das duas áreas.
A parceria entre o Grand Hyatt São Paulo e o jornal o Estado de S.Paulo, por meio de seu caderno Paladar, promove o São Paulo Food & Wine e 2º Laboratório de Cozinha Brasileira Paladar, evento que promete mudar o cenário da cidade entre os dias 11 e 15 de junho e oferecer oportunidades inéditas e exclusivas para os participantes.
A grande intenção é proporcionar aos paulistanos – e aos brasileiros – dias dedicados à apreciação e degustação de alimentos e vinhos de uma maneira mais participativa e envolvente do que uma feira de produtos. Dessa forma, foi elaborado um programa totalmente interativo, com almoços e jantares, degustações especiais, workshops e aulas, ministrados por profissionais mundialmente renomados – o São Paulo Food & Wine (SPF&W) e o Laboratório de Cozinha Brasileira Paladar trazem juntos para São Paulo chefs, enólogos e vinícolas do mundo todo.
Para Carl Emberson, diretor-geral do Grand Hyatt São Paulo e idealizador do São Paulo Food & Wine, “estes dias entrarão para a história da gastronomia paulistana, porque o evento tem um apelo único de reunir além de grandes nomes internacionais, os mais talentosos e reconhecidos chefs do Brasil. Essa diversidade e interatividade dão um tempero todo especial. A pessoa pode participar tendo uma experiência genial em uma aula ou participando de um jantar onde cada prato é preparado especialmente por um chef estrelado”.
Os números realmente impressionam: para cinco dias de evento foram confirmadas as presenças de 31 chefs, 8 enólogos e 6 especialistas em bebidas - entre sommeliers, experts e barmen – de diversas partes do mundo, inclusive claro, do Brasil. “É realmente uma oportunidade única de apreciar o trabalho de profissionais reconhecidos internacionalmente e nos aproximar de feras da cozinha regional de nosso país”, completa Emberson.
Para Ilan Kow, editor-executivo do jornal O Estado de S.Paulo, responsável pelo Caderno Paladar, o Laboratório de Cozinha Brasileira Paladar foi criado com o objetivo principal de fomentar a gastronomia nacional mostrando as técnicas e receitas produzidas por aqui. Ele surgiu em 2006, quando o caderno completou um ano, ao reunir três chefs brasileiros – Alex Atalla, Mara Salles e Edinho Engel – para criar receitas exclusivamente com ingredientes de nosso País. Depois de um mês, uma edição especial do caderno apresentou 31 receitas 100% inéditas e originais. O Paladar também publicou nessa edição um manifesto em favor da gastronomia brasileira.
“O convite do Hyatt foi uma feliz coincidência. Já estávamos pensando no segundo laboratório quando fomos convidados a participar do SPF&W. Como é nossa intenção fazer no Brasil o que países como Itália, França e Espanha fazem há anos, que é valorizar a gastronomia nacional, esses dois eventos irmãos têm tudo a ver”, explica Ilan.
Segundo ele, o Laboratório tem um objetivo maior – que pode até ser um sonho –, que é o de fomentar a culinária como cultura e ser reconhecido como o fundador de um movimento. “Temos em nosso País uma natureza rica, portanto é natural que incentivemos o uso desses ingredientes em grande escala e façamos a culinária brasileira ser apreciada em todo o mundo”, afirma o editor do Paladar. Assim como em eventos internacionais desse tipo, a intenção é também despertar o interesse de outros países e da imprensa mundial.
Alto Nível - Os convidados refletem mesmo uma verdadeira constelação. São chefs certificados com estrelas Michelin, agraciados com prêmios e aclamados pela imprensa especializada, além de sommeliers internacionais e vinícolas exclusivas. Os participantes poderão escolher de degustações mais simples a refeições harmonizadas e aulas com estes nomes incríveis.
A rede Hyatt tem expertise em promover este tipo de encontro em outros países do mundo, e contará com isso para colocar São Paulo no circuito dos eventos gastronômicos mundiais. Para Carl Emberson, a maior conquista deste evento será criar um grau de satisfação tal para os envolvidos para que seja possível estabelecer o SPF&W no calendário gastronômico do país. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos”, afirma ele com entusiasmo e bom humor.
Realizado praticamente em todos os ambientes do Grand Hyatt São Paulo, o programa é bastante diversificado, promovendo a culinária de todo o mundo e as mais interessantes misturas. Será como viajar pelos melhores e mais badalados restaurantes do mundo sem sair do mesmo local. Um momento mais do que especial acontecerá no dia 15, onde o jantar “a 10 mãos” colocará na mesma cozinha cinco astros da gastronomia mundial.
Outra data a ser celebrada é o Dia nos Namorados, no dia 12 de junho. A fim de destacar esta comemoração dentro de toda a programação do SPF&W, eventos temáticos especiais foram desenvolvidos para agradar a estilos diferentes de casais. Serão três jantares harmonizados, nos restaurantes eau, Kinu e Grand Caffé, além de um jantar com programação musical no Palm Ballroom, com o cardápio elaborado por três chefs e harmonizado com vinhos da vinícola Salton.
Com o apoio de programação da Rádio Eldorado, vai ser um jantar dançante, muito romântico, daqueles que não existem mais. E a última novidade para o Dia dos Namorados é para agradar aos solteiros, que também têm o direito de se divertirem neste dia. E quem sabe, encontrar a cara metade na badalação: no Upstairs Lounge haverá a Single’s Night, Festa dos Solteiros, com menu especial de comidinhas, open bar e DJ.
Da forma como o evento foi concebido e planejado, é difícil falar de destaques, já que todos os convidados têm históricos mais do que impressionantes. O que certamente se encontrará ali serão cardápios do mundo todo, em uma celebração de estilos, sabores e aromas em São Paulo.
Conheça os convidados do São Paulo Food & Wine
Chefs
LUIS ACUÑA - El Pobre Luis, Buenos Aires
ANA LUIZA TRAJANO - Brasil a Gosto, São Paulo
KEVIN THORNTON - Thornton’s, Dublin
FRANCIS MALLMANN - 1884, Mendoza
ALEX ATALA - D.O.M., São Paulo
ADRIANO KANASHIRO - Kinu, São Paulo
NELSA TROMBINO - Xapuri, Belo Horizonte
EMMANUEL BASSOLEIL - Skye, São Paulo
TOSHIO TOMITA - Nobu, New York
NICOLAS LE BEC - Nicolas le Bec, Lyon
MONTSE ESTRUCH - El Cingle, Barcelona
GERMÁN MARTITEGUI - Olsen e Casa Cruz, Buenos Aires
BETO PIMENTEL - Paraíso Tropical, Salvador
HELENA RIZZO - Maní, São Paulo
ALAIN POLETTO - Dalva e Dito, São Paulo
EDINHO ENGEL - Manacá, Camburi
MARA SALLES - Tordesilhas, São Paulo
MARC LE DANTEC - Marc Le Dantec, Salvador
HERNAN TAIANA - Hernán Taiana Cocinero, Punta Del Leste
COQUE OSSIO - La Bonbonniere, Lima
LAURENT HERVÉ - eau, São Paulo
CLAUDIA FLEMING - New York
CARLA PERNAMBUCO - Carlota, São Paulo
PAULINHO MARTINS
ERNESTO RUIZ - Park Hyatt Mendoza, Mendoza
ALFONSO CADENA - La Leche, Monterey, Mexico
ANA SOARES - Mesa III, São Paulo
SIMON LAU - Aquavit, Brasília
RODRIGO OLIVEIRA - Mocotó, São Paulo
MARIA DO CÉU ATHAYDE - Cafeteria do Largo, Manaus
JERÔNIMA BARBOSA - Pousada São Jerônimo, Ilha de Marajó
Winemakers
PEPE GALANTE - Catena Zapata – Mendoza, Argentina
CHRISTOPHE BRUNET - La Maison Jaboulet – Rhône, França
RUDIGER GRETSCHEL - Boekenhoutskloof – Franschhoek, África do Sul
LUIS PATO - Luis Pato – Bairrada, Portugal
FABRIZIO BONGINNI - Badia a Coltibuono – Toscana, Itália
PANOS ZOUMPOLIS - Bodegas Krontiras - Mendoza, Argentina
FABIANA BRACCO – Pisano
LUIS ZANINI – Vallontano
Sommeliers & Experts
RODRIGO KOHN - Park Hyatt Mendoza, Argentina
CEDRIC GRELIM - Mistral, São Paulo
MANOEL BEATO - Enoteca Fasano, São Paulo
SAUL GALVÃO - O Estado de S. Paulo, São Paulo
DERIVAN FERREIRA DE SOUZA - Esch Café, São Paulo
Comentários