O projeto PE no Carnaval trará a folia de Pernambuco ao Rio, no dia 12 de fevereiro, com apresentações dos bonecos gigantes de Olinda, passistas de frevo, lanceiros do maracatu Rural, corte do maracatu do baque virado, papangus, caiporas, caretas, porta-estandartes, Caboclinhos e orquestra de frevo. A festa será sob os arcos da Lapa e prosseguirá na Fundição Progresso, a partir das 20 horas, com exposição sobre a cultura pernambucana e show de Alceu Valença e Spok Frevo Orquestra.
Na abertura do happening pernambucano, à tarde, três clarins anunciarão a chegada da orquestra, que tocará conhecidos frevos pernambucanos. Em seguida surgirão pelas ruas da Lapa o Mestre de Cerimônia (caracterizado de Homem da Meia Noite, figura tradicional do carnaval de Olinda) e os diversos grupos carnavalescos do Estado. Será então formada uma meia-lua para demarcar o local das apresentações. Nesse momento, o mestre-de-cerimônias anuncia a chegada do carnaval de Pernambuco e a festa começa para valer.
Durante o show, Alceu Valença cantará músicas de seu novo CD, além de conhecidos sucessos, especialmente aqueles com batida carnavalesca. A Spok responsável pela renovação do frevo – interpretará o ritmo mais popular de Pernambuco temperado com um olho jazzístico característico do grupo. A orquestra vem de temporadas bem-sucedidas, nos Estados Unidos e na Europa.
O PE no Carnaval faz parte de um projeto mais amplo: o PE no Mundo. O objetivo é divulgar a riqueza gastronômica, artística, natural e econômica de Pernambuco para todo o País, apresentando as manifestações culturais e divulgando os setores estratégicos que desenvolvem o Estado.
Em junho de 2008, o PE no Mundo estreou no Rio de Janeiro com o PE No São João. O evento lotou a Fundição Progresso, mesmo local onde se apresentarão Alceu e a Spok Frevo Orquestra. Em 2009, o PE no Mundo começa com o foco no carnaval, mas outras atrações do Estado estarão representadas na exposição (PE na Praia, PE no Interior, PE na Cozinha, PE nas Artes, PE no Carnaval e PE no Desenvolvimento). No local, haverá uma cidade cenográfica reproduzindo os principais focos da folia.
Durante a exposição, no decorrer do evento, aulas de frevo e maracatu, desfiles individuais dos representantes de cada manifestação rítmico-carnavalesca e pocket shows acontecerão na área da cidade cenográfica, especialmente montada no interior da Fundição.
Serviço
Endereço: Rua dos Arcos, 24, Lapa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2220-5070
(JA)
Comentários