Feira do Livro de Porto Alegre atrai 1,3 milhão de pessoas

Foram vendidos 411 mil livros e realizadas 702 sessões de autógrafos




O tempo bom trouxe o público para reencontrar os livros. Segundo a Brigada Militar de Porto Alegre, mais de 1, 3 milhão de pessoas passou pela Feira do Livro deste ano, desvendando o conteúdo das barracas e da programação diversificada, que contemplou todas as idades e todos os interesses.

Foram vendidos 411 mil livros, um pouco menos do que os 459 mil de 2011. A pequena redução em relação ao volume de vendas do ano anterior pode ser justificada pelo fato de a Feira ter tido dois dias a mais em 2011 e, ainda, no mesmo ano, ter incluído o feriado de 15 de novembro.

No total, realizaram-se 702 sessões de autógrafos e 327 atividades na área geral. A Feira contou com 194 mesas-redondas, 85 apresentações artísticas, 31 oficinas e 17 sessões de cinema, envolvendo 652 participantes: 25 convidados internacionais, 53 nacionais de outros estados e 574 gaúchos.

Exatas 13.080 pessoas assistiram aos encontros com o livro e escritores. Às programações artísticas, 7.436 pessoas tiveram acesso. Outros 1.395 oficinandos usufruíram das possibilidades apresentadas. O total soma 21.911 pessoas participando, numa média de 1.289 pessoas/dia, ou seja, um acréscimo de 12,44% com relação ao público de 2011.

Mídias sociais

Durante os 17 dias de Feira do Livro, foram produzidas mais de 390 matérias para o site. As visitas somaram 89.781, uma média de 5.281 por dia. Foram 571.987 visualizações de páginas, com duração média da visita de 05m06s.

Nas redes sociais, tanto o Twitter quanto a fan page do evento no Facebook tiveram significativo crescimento de seguidores e fãs. Destaque para a página no Facebook que começou a Feira (dia 26/10) com 4.311 fãs e chegou no dia 11/11 com 7.043.

O maior índice de pessoas falando sobre postagens feitas na fan page, durante a Feira, se deu na semana de 28 de outubro a 02 de novembro. O pico foi de 6.812 pessoas, com um alcance viral (registra o número de amigos que viram as interações dos fãs) de 147.084 pessoas.

A ação destaque – de fotografar pessoas na feira ‘entre parênteses’, símbolo da campanha “Abra espaço para a literatura na sua vida” – colocou mais uma rede social em operação na Feira, o Instagram, que rendeu 272 fotos de personalidades e pessoas do público em geral do evento, com 1740 curtidas no Facebook.

Estrutura

A Feira do Livro teve sua estrutura projetada para que todos pudessem aproveitar as atrações dos 17 dias de evento com conforto e tranquilidade. A acessibilidade foi prioridade com as instalações adaptadas para o trânsito de deficientes físicos.

Por meio de um convênio entre a organização da Feira e a Secretaria de Acessibilidade, foram realizadas melhorias em diversos pontos das instalações na Praça e no Cais do Porto. Os estandes e os locais das principais atrações contavam com rampas de acesso e banheiros adaptados.

A parceria com a Confraria das Letras em Braille rendeu a apresentação de 10 títulos em braille, que foram distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do interior do Estado do Rio Grande do Sul e entidades de atendimento ao deficiente visual.

Fonte: Assessoria de imprensa da Feira do Livro

Fonte: Ascom