O Brazilian TV Producers participa do Discop Africa 2012, encontro audiovisual mais importante do continente africano, voltado à produção e distribuição de conteúdo. O projeto de exportação da ABPITV, realizado em parceria com a Apex-Brasil e SAv/MinC, acompanha três produtoras associadas - Cinevídeo (Brasília), Mosquito Project (São Paulo), Sato FM Produções (Rio de Janeiro) e a distribuidora associada Sato Company (São Paulo).
O Discop 2012 acontece em Joanesburgo, África do Sul, entre 31 de outubro e 2 de novembro, e engloba mercado, fórum e conferências, além de oferecer diversas oportunidades para venda e compra de conteúdo, formação de parcerias, acesso à informação e networking. São esperadas 175 empresas e mais de 1000 representantes, entre compradores, produtores, expositores e visitantes. Esta é a sétima edição do evento e o Brasil terá destaque na programação.
O Fórum de Coprodução incluirá, a mesa "Viva Brazil!", apresentada por Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian TV Producers. A proposta é discutir a coprodução atual entre Brasil e países africanos, no intuito de encontrar canais de comunicação ainda melhores entre produtores independentes brasileiros e seus parceiros africanos, não apenas em países onde o português é a língua oficial. Estarão no painel Monica Monteiro (Cinevideo Produções), Neil Brandt (Fireworks Media), Michael Dearham (Cote Ouest) e um representante da National Film and Video Foundation. A empresa brasileira Cinevídeo abriu há dois anos uma sede em Moçambique e, cada vez mais, tem estreitado suas produções com países da África.
Durante as discussões serão abordados temas como "Oportunidades de Coprodução entre África e Brasil", "O Impacto das Tecnologias Móveis", "Desenvolvimento, Coprodução e Exportação de Projetos Televisivos em Francês", entre outros. O discurso de abertura, "O Benefício da Migração Digital", será feito por Jason Njoku, CEO e fundador da iROKO Partners, maior parceiro do Youtube no continente africano e maior distribuidor de filmes da chamada "Nollywood", indústria audiovisual da Nigéria.
Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a TV Brasil, Apex-Brasil e SAv/MinC. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras. A gestão do BTVP é feita por um Comitê em que a ABPITV, SAv/MinC (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e TV Brasil são parceiros estratégicos e financeiros e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), a Ancine (Agência Nacional de Cinema) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são apoiadores.
Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)
A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e conta com 234 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
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