
A segunda palestra desta segunda-feira deveria ser de Jeanine Pires, presidente da Embratur, no entanto por motivos de conflito de agenda e demandas imprevistas decorrentes de seu trabalho no Comitê de Captação das Olimpíadas 2016, a palestra foi proferida por Flavia Malkine, gerente de Congressos e Convenções da Embratur.
Inicialmente Flavia Malkine fez uma rápida apresentação do Plano Aquarela, lembrando que em 2003 foi criado o Ministério do Turismo e a EMBRATUR passou a responsabilizar-se unicamente pela promoção internacional do Brasil. Na primeira fase do Plano foi criada a “Marca Brasil’ e na fase atual, que vai até 2010, está se trabalhando novas estratégias e metas.
O Plano Aquarela é fruto de intensivas pesquisas em 18 mercados mundiais que elegeram cinco razões para os turistas virem ao Brasil: Sol e Praia, Cultura, Gente, Beleza Natural e recomendação de amigos e, conseqüentemente, cinco grandes segmentos e seus nicho a serem trabalhados: Sol e Praia, Ecoturismo, Aventura e Esportes, Cultural e Negócios e Eventos. Importante observar que a pesquisa indicou que o melhor do Brasil é sua natureza e seu povo.
A pesquisa indicou também que a intenção de voltar ao Brasil era da ordem de 86% e as razões para voltar são: conhecer novos lugares, beleza natural, o povo e ‘amo o Brasil’, sendo que 99% recomendam o Brasil e “somente recomendamos o que aprovamos”.
Terminando a apresentação dos resultados da pesquisa e do Plano Aquarela, Flavia explicou que cada mercado apresenta uma percepção diferente que determina ações segmentadas por mercado e que os principais ícones brasileiros são o Rio de Janeiro, Carnaval, Cascatas de Iguaçu e Amazonas. O Nordeste e o Pantanal são ícones emergentes.
A partir da definição do foco da Embratur no mercado internacional, foi criado um Departamento de Congressos e Eventos e uma Política Nacional de Atração de Eventos que atua em cooperação com os CVBs, OPCs, Centros de Eventos, Associações Nacionais e as entidades representativas da cadeia produtiva de turismo e eventos.
Tendo sido colocado como objetivo ganhar escala no Ranking ICCA, a Embratur passou a apoiar aquilo que se denomina Eventos ICCA: congressos científicos, técnicos e esportivos internacionais com um mínimo de 20% de participantes estrangeiros, que mantenham uma rotatividade regular, esteja pelo menos em sua terceira edição e atraiam um mínimo de 500 participantes.
0 apoio da Embratur se dá pela coordenação e confecção do manual de captação, denominado bidding book; criação de uma apresentação visual; produção de material promocional customizado para o evento (banner, shell folder e shell cartel); envio de material promocional do Brasil; acompanhamento nas visitas de inspeção e a defesa da candidatura in loco. Além disso, quando solicitado e justificado, a Embratur disponibiliza US$15.000 para a captação e promoção de eventos com uma previsão de no mínimo 500 e de US$20.000 para os eventos de mais de 1000 delegados.
O resultado deste trabalho já apareceu. No ranking da ICCA o Brasil que em 2002 estava na 21ª colocação com 69 eventos, galgou rapidamente posições: 2003 – 19ª. (62), 2004 – 14ª. (106), 2005 – 11ª. (145) e 2006 – 7ª. (207). Foi a primeira vez que um país da América Latina pontuou no TOP 10 ICCA. Cabe salientar ainda que a cidade de São Paulo com 54 eventos conquistou a 18ª colocação, sendo a primeira das Américas, à frente de importantes destinos como Vancouver (50), Rio de Janeiro (48), Santiago de Chile (36), Buenos Aires (31), Cidade do México (29) e, finalmente a primeira dos EUA, Boston com a metade dos eventos paulistanos (27).
No ranking ICCA por número de participantes o Brasil possui 51% de market share na América Latina, ocupando a 8ª colocação no mundo, com 158.793 participantes. Também neste quesito o Brasil galgou posições a passos largos: 2002 – 16ª. (67.158), 2003 – 13ª. (84.778), 2004 – 14ª. (92.526), 2005 – 8ª. (130.265).
Flavia Malkine salientou que “nossa missão agora é consolidar esta posição, afinal não queremos estar entre os 10 maiores num ano e depois voltar para o TOP 25”. Para isso, em maio a Embratur lançará o Projeto Meeting Brazil, para o qual prevista inclusive a criação de uma Marca especifica para o segmento, além de slogan, campanhas publicitárias etc. A campanha vai trabalhar os principais destinos nacionais para eventos, aqueles que tiverem conquistado no ano anterior três eventos ICCA. Este programa prevê inclusive o trabalho conjunto com outros países da América Latina, mediante acordos regionais e o apoio das entidades latino-americanas.
Tudo isso somente é possível porque em 2008 a Embratur contará com uma verba para promoção de R$60 milhões, sendo que 30% será dedicada exclusivamente para Eventos.
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