O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, oficializou nesta terça, 22, a reabertura do Consulado dos EUA em Porto Alegre. A escolha da capital foi confirmada com a assinatura do contrato de locação do prédio onde vai funcionar o escritório, que fica na avenida Assis Brasil, próximo ao Viaduto Obirici. O documento foi assinado pelo embaixador dos EUA e pelos representantes do Grupo Feijó, proprietários do edifício.
Thomas Shannon considera a data simbólica, pois hoje é o primeiro dia de trabalho do segundo mandato do presidente Barack Obama. “Há nove meses o presidente Obama anunciou à presidente Dilma Rousseff a intenção de abrir dois novos consulados no Brasil. Hoje isso se torna concreto. O consulado em Porto Alegre vai facilitar as relações entre a Capital e Rio Grande do Sul, e vai abrir um novo canal de negociações, intercâmbios e investimentos”, disse o embaixador.
O prefeito em exercício, Sebastião Melo, participou da solenidade e destacou a importância do consulado na capital gaúcha. “Porto Alegre tem características muito atrativas. É a capital da participação popular que hoje inspira ações em algumas cidades norte-americanas. É uma cidade que preserva as diferenças, que investe na qualidade de vida e tem um projeto de se tornar referência na prestação de serviços. Então, esse escritório diplomático em Porto Alegre só agrega e é muito importante para estreitar relações comerciais, políticas e culturais com os Estados Unidos”, disse Sebastião Melo.
A previsão da Embaixada dos EUA é de que sejam emitidos entre 500 e 1 mil vistos por dia no consulado de Porto Alegre. A sede deve começar a funcionar em 2014. Antes o prédio será adaptado para cumprir as exigências de segurança e funcionalidade da diplomacia norte-americana. O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996 e foi fechado durante o governo de Bill Clinton.
Comentários