A Destination Brazil, que acontece até hoje (19) no Hotel Armação, em Porto de Galinhas, investiu em capacitações para a qualificação dos profissionais do turismo que participam da primeira edição do evento. Ontem, o painel Capacitação Nordeste discutiu temas como cultura e religião, sol e mar, ecoturismo e aventura, além de turismo corporativo e mercado de incentivo. Entre os palestrantes, a ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires, Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre e Museu Cais do Sertão, além do presidente da Unedestinos, Bruno Herbert, e da diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association, Simone Scorsato.
Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, entre os que desejam viajar nos próximos seis meses, 47,5% o farão para o Nordeste. De olho neste potencial, o MTUR já destinou R$ 4,1 bilhões em contratos de repasse de recursos para melhorias na infraestrutura turística da região.
Para Simone Scorsato, a qualidade da experiência é fundamental para o mercado internacional. A Brazilian Luxury Travel Association atualmente concentra 31 associados, tendo iniciado em 2008 com dez empresas de hospitalidade. “O luxo é simples. Entre os critérios fundamentais estão o conforto, a prestação de serviço e segurança. E mais, privacidade, personalização e sustentabilidade, inclusive estamos trabalhando para criar um programa de sustentabilidade”, afirma Simone. Atualmente, a associação concentra sete associados no Nordeste. Entre os principais mercados emissores para o turismo de luxo estão os Estados Unidos, a Europa e uma pequena parcela da América Latina. “Nosso público é formado por 50% de estrangeiros e 50% nacional.”
Segundo Bruno Herbert, presidente da Unedestinos e do Recife Convention Bureau, não dá pra falar sobre turismo de luxo sem pensar em logística. “O Nordeste tem bons espaços para eventos e uma característica marcante de receber bem. Seguimos a tendência mundial de realizar eventos com média de 300 a 500 pessoas. Termos que ser sensíveis à melhoria da malha aérea, das estradas e das conexões marítimas”, completa.
Hoje, o Destination Brazil segue com rodadas de negócios ao longo de todo o dia. O Estado recebe 200 buyers de cerca de 20 países e 120 suppliers de toda a região. A expectativa é de que as rodadas de negócios atraiam aproximadamente 500 visitantes. A estimativa da organização do evento é de um retorno financeiro de R$ 200 milhões em negócios.
O Destination Brazil é uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, estão o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL. Já os apoiadores do Destination Brazil são a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo Federal, o Sebrae e a ABIH.
Comentários